Humor pode melhorar aprendizagem, diz especialista Professora argentina explicou como aplica o humor em sua classes, como espécies de “pílulas motivadoras” O sentido do humor e seus múltiplos benefícios nas relações de idosos, na integração de presos ou no âmbito da educação, são estudados por especialistas internacionais reunidos esta semana Após a apresentação de diversos trabalhos que destacaram que a estimulação através do riso traz uma série de benefícios para a saúde, agora os analistas tentam aprofundar os conhecimentos sobre como o humor pode melhorar hábitos de aprendizagem. A professora argentina Mónica Guitart, da Universidade Nacional de Cuyo, explicou nesta quarta-feira, 10, à Efe como aplica o humor em sua classes, como espécies de "pílulas motivadoras". Guitart, que dá aulas de matemática a futuros engenheiros, indicou que tenta ensinar utilizando brincadeiras ou cenas lúdicas que despertem o interesse ou o debate entre os alunos. "O grande desafio como docente é que os alunos, ao lembrarem das brincadeiras, evoquem os conceitos matemáticos que estão nelas", afirmou. Guitart assegurou que, desta forma, é mais fácil lembrar de conceitos, pois estes "chegam através de emoções positivas, e não só por meio de conhecimentos frios". A pesquisadora se referiu também às reservas dos professores à utilização do humor em suas aulas, por medo de que possam perder o controle dos alunos. No entanto, disse que, quando os mestres se dão conta de que o riso favorece a aprendizagem, "imediatamente começam a aproveitar". No fórum, realizado na Universidade de Alcalá de Henares, nas proximidades de Madri, foi realizado também um seminário sobre o temor que algumas pessoas têm do riso. Além disso, foram apresentados trabalhos sobre como melhorar a convivência e a aprendizagem dos presos com propostas de humor, uma atitude que também favorece as relações sociais dos idosos. (Efe) Data: 14/07/2008 |