Inscrições para o Vestibular 2009 começam nesta quarta-feira

São oferecidas 3.905 vagas em 73 cursos de graduação. Inscrição online será implantada de forma parcial.

Começam nesta quarta-feira, 16, as inscrições para o Vestibular 2009 da UFCG. Houve um aumento de 30% na oferta de vagas e de 21% na quantidade de cursos oferecidos, em relação ao Vestibular 2008, o que reflete o processo de expansão por que passa a universidade. Ao todo, serão oferecidas 3.905 vagas em 73 cursos de graduação. No vestibular anterior eram 2.895 vagas e 60 cursos.

As inscrições prosseguem até o dia 1º de agosto para os candidatos que farão apenas uma etapa (1ª ou 2ª etapa) e 8 de agosto para os que farão as duas etapas. As provas serão realizadas nos dias 9 e 10 de novembro (1ª etapa) e 14 e 15 de dezembro (2ª etapa).

Inscrição online

A edição 2009 também terá como destaque a implantação, parcial, do sistema de inscrição online. “Este ano, disponibilizaremos a inscrição via internet apenas para os candidatos que farão somente a 2ª etapa”, explica Marcos Gama, presidente da Comissão de Processos Vestibulares (Comprov).

Segundo ele, o novo sistema permitirá maior praticidade aos candidatos, além de economia e agilidade à Comprov. “A idéia é que, no Vestibular 2010, o sistema seja implantado de forma integral”, disse.

A partir da próxima quarta, 16, será disponibilizado um link na página www.ufcg.edu.br/comprov, através do qual o candidato poderá acessar os formulários de inscrição online. “É natural que, no início, surjam algumas dúvidas ou dificuldades. Estaremos atentos para efetuar as correções necessárias”, observou Gama, destacando ainda que os candidatos também poderão optar por fazer a inscrição de forma presencial”.

Para participar do Vestibular 2009, o candidato deverá efetuar o recolhimento da taxa de inscrição, juntamente com a do Manual do Candidato, em qualquer agência do Banco do Brasil, através da Guia de Recolhimento da União (GRU), preenchida no site https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp, Unidade Gestora (UG): 158195; Gestão: 15281; Recolhimento Código: 289000.

O estudante deve ter em mãos o número do CPF. A taxa da inscrição, juntamente com a do Manual do Candidato, também pode ser recolhida diretamente nos caixas eletrônicos do Banco do Brasil.

Taxas

Os valores das inscrições permanecem os mesmos do Vestibular 2008: R$ 40 para o candidato que participar de apenas uma das etapas, R$ 80 para o que for fazer as duas etapas e R$ 64 para os concluintes do ensino médio na rede pública do Estado da Paraíba, antes de 2008.

Estão isentos do pagamento da taxa de inscrição os alunos matriculados, este ano, na Rede Pública do Estado da Paraíba e no Pré-Vestibular Solidário da UFCG.

Todos deverão adquirir o Manual do Candidato, com o formulário de inscrição, no valor de R$ 15. O Manual já está disponível nas sedes da Comprov em cada campus da UFCG (Campina Grande, Cajazeiras, Cuité, Patos, Pombal e Sousa).

Os candidatos que concorrerem às vagas nos cursos de Arte e Mídia, Desenho Industrial e Música (curso novo) devem adicionar R$ 10 à taxa de inscrição, em razão da aplicação da prova de habilidade específica.

Critérios de Inscrição

Podem se inscrever para a 1ª etapa somente os estudantes que estejam cursando a 2ª série do Ensino Médio. Para a 2ª etapa, os candidatos que participaram do Vestibular 2008 e que foram considerados aptos para o conjunto das provas referentes à 2ª etapa do Vestibular 2009.

Para as duas etapas, podem se inscrever os candidatos que já concluíram o ensino médio, ou equivalente, ou estão concluindo o ensino médio, ou equivalente, no ano de 2008.

Novos cursos

Treze novos cursos de graduação serão oferecidos no processo seletivo 2009. São eles:

Área de Ciências Agrárias

Curso Superior de Tecnologia em Horticultura (Pombal)

Área de Ciências Biológicas e da Saúde

Enfermagem (Campina Grande)

Nutrição (Cuité)

Odontologia (Patos)

Área de Ciências Exatas e Tecnológicas

Curso Superior de Tecnologia em Agroindústria (Pombal)

Curso Superior de Tecnologia em Processos Ambientais (Pombal)

Engenharia de Alimentos (Campina Grande)