Dez dias para o final das inscrições no Vivaleitura

Escolas, bibliotecas, universidades e empresas têm dez dias corridos, a contar desta terça-feira, 15, para participar da edição 2008 do Prêmio Vivaleitura. Nesta terceira edição, o prêmio vai distribuir R$ 90 mil, entre três categorias. As inscrições foram prorrogadas até dia 25.

Podem inscrever projetos escolas, entidades e instituições que desenvolvem projetos de incentivo à leitura para crianças, jovens e adultos de todos os municípios do país. Os objetivos do prêmio são aumentar e melhorar o acesso dos cidadãos à leitura, valorizar o livro como instrumento cultural e apoiar a criação e a produção de obras literárias.

O primeiro colocado em cada categoria receberá R$ 30 mil. Os projetos devem ser inscritos em uma destas três áreas: bibliotecas públicas, privadas e comunitárias; escolas públicas e privadas; e sociedade (que compreende empresas, organizações não-governamentais, pessoas físicas, universidades e instituições sociais).

O Vivaleitura é uma promoção conjunta dos ministérios da Educação e da Cultura e da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), com o patrocínio da Fundação Santillana, da Espanha. O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) apóiam a iniciativa.

O regulamento do prêmio e a ficha de inscrição estão disponíveis na página eletrônica do prêmio. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pela internet ou por carta registrada, com aviso de recebimento para o endereço Prêmio Vivaleitura – caixa postal 71037-7, CEP 03410-970 – São Paulo (SP). Informações também pelo telefone gratuito 0800-7700987.

(Ionice Lorenzoni - MEC)

Data: 15/07/2008