Lançada edição 2008 do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero

A ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), Nilcéa Freire, e a representante do presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), Wrana Panizzi, lançaram, nesta segunda-feira (14/7), durante a Mesa-Redonda Mulheres nas Ciências nos 60 anos da SBPC, a quarta edição do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, cujas inscrições estão abertas de 4 de agosto a 31 de outubro.

O Prêmio faz parte de um conjunto de iniciativas que a SPM vem implementando dentro do Programa Mulher e Ciência em parceria com o MCT, CNPq, MEC e Unifem. O programa abrange, também, o Encontro Nacional de Núcleos e Grupos de Pesquisa Pensando Gênero e Ciências e o edital de pesquisa em estudos de gênero e feminismo, que, em 2008, concederá R$ 4 milhões da SPM, MCT e CNPq para as propostas.

Conquistas

Na mesa-redonda Mulheres nas Ciências, coordenada pela professora Wrana Panizzi, a ministra Nilcéa destacou, entre as conquistas nesses 60 anos, que as mulheres se beneficiaram das aberturas dos sistemas educacionais e de ciência e tecnologia. “As mulheres já são hoje a maioria nos cursos de graduação e pós-graduação das universidades brasileiras, mas há muito ainda a ser conquistado. Graças a essa maior escolarização, as mulheres, nos últimos anos, diminuíram em 2% as desigualdades remuneratórias no mundo do trabalho. Segundo projeções, serão necessários 87 anos para superação de tais desigualdades”, afirmou a ministra.

Participaram, também, da mesa-redonda as pesquisadoras Márcia Cristina Bernardes Barbosa (UFRGS) e Maria Conceição da Costa (Unicamp).

(Assessoria de Comunicação Social do CNPq)

Data: 15/07/2008