Helicóptero do IBAMA pousa no campo de futebol da UFCG para reabastecimento

Um helicóptero do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis -IBAMA nacional, com sede em Brasília, pousou na tarde de hoje, segunda-feira, 26, no campo de futebol da UFCG em Bodocongó, no campus de Campina Grande, para fazer reabastecimento. A aeronave Esquilo, na cor branca, com o símbolo do IBAMA, estava ocupada por uma equipe formada por cinco pessoas, sob coordenação do engenheiro de pesca Jaime Pereira, chefe de fiscalização do Instituto na Paraíba. Eles estão realizando levantamento da fauna e da flora em todo o Estado da Paraíba, trabalho iniciado na última segunda-feira, 19, quando foi feita a identificação do desmatamento da mata atlântica no litoral norte e sul da Paraíba. A equipe foi recebida pelo Prefeito Universitário da UFCG, Eduardo Jorge Lira Bonates, e alguns auxiliares, que ficaram entusiasmados com a inesperada visita.

O coordenador da operação informou que o trabalho visa identificar as áreas vulneráveis da fauna e flora na Paraíba, e as informações colhidas serão utilizadas com a finalidade de melhor direcionar o trabalho das equipes que atuam em terra, em todo o Estado. Hoje, o helicóptero sobrevoou as regiões do Brejo e Curimataú da Paraíba. Durante a semana visitará o Cariri e o Sertão. A previsão é que as atividades sejam concluídas no dia 10 de janeiro de 2006.

O engenheiro Jaime Pereira informou que, depois de detectados os pontos críticos de degradação ambiental no Estado, serão procedidas as autuações e, conseqüentemente, as multas. "Serão realizados embargos dos desmatamentos ilegais, os produtos apreendidos serão levados para análise em João Pessoa e os animais serão soltos". Ele disse que todas as atividades ilegais detectadas pela equipe serão analisadas pelo meio legal.

Data: 26/12/2005