topo_cabecalho
Encontro de Empreendedorismo discute novo modelo de incubação

O novo modelo de incubação de empresas: desafios e oportunidades foi o tema tratado na manhã de hoje, 24, de julho, durante o II Encontro de Empreendedorismo Inovador que acontece até a sexta, 25, em Salvador.

Em função disso, o coordenador da Unidade de Inovação e Acesso a Tecnologia, do Sebrae, Paulo Alvim, Gisa Bassalo, Coordenadora da Rede UFPA de Inovação Tecnológica e diretora da Anprotec e Camilo Telles, da Tecnovia Bahia, foram os convidados para apresentarem o tema.

Os trabalhos foram iniciados pela diretora da Anprotec, Gisa Bassalo. Durante sua apresentação, ela apontou a situação atual das incubadoras ressaltando as dificuldades de sobrevivência das mesmas. Para ela a necessidade e a oportunidade são o “x”da questão. A idéia de um novo modelo de incubação vem de encontro a esse binômio.

“Temos ambientes favoráveis, inovação e empreendedorismo, temos a expertise para trabalhar em rede, alem de uma boa rede de relacionamentos. Mas apesar de tudo precisamos correr muito para nos consolidarmos”, afirmou Gisa destacando a importância do reposicionamento do movimento de incubadoras. Para ela, no novo modelo, a idéia é que se tenham plataformas estratégicas, institucionais e operacionais, tais pontos são imprescindíveis.

Após a diretora da Anprotec, foi a vez de Paulo Alvim apresentar suas considerações sobre o tema. Ele destacou que o movimento está com maturidade, mas não está maduro. Existem incubadoras em estágios diferenciados, precisamos tratar de modo distinto, e investir muito nas mais frágeis. Para tanto, Paulo citou que os recursos vindos de políticas públicas existem e devem ser solicitados.

Nesse novo modelo de incubadoras, postos de trabalho e geração de renda devem ser encarados como o novo foco do movimento. Para nortear essas ações, resultados deve ser a palavra de ordem. “Precisamos dobrar o faturamento em dois anos e ampliar a criação de empresas de base tecnológica, fazendo isso teremos de fato empresas inovadoras e incubadoras maduras”.

Encerrada as apresentações citadas, o evento teve continuidade com o painel “A importância e os desafios dos Parques Tecnológicos”, o tema em questão foi apresentado pelo diretor do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico – CDT da Universidade de Brasília – UNB, Luiz Bermurdez e Maurício Schneck, do Porto Digital.

Para a programação da tarde estão previstas as palestras sobre o Programa Centro Vocacional Tecnológico Territorial – CVTT, Núcleo de Inovação da Unicamp e Inovação em Organizações Privadas.

 

Fonte: Geneceuda Monteiro


Data: 24/07/2008