topo_cabecalho
Globo Universidade mostra sugestões acadêmicas para a melhoria do dia-a-dia da população

Edição especial do programa destaca novidades apresentadas na 60ª Reunião da SBPC

 

O aquecimento global, a violência e a dengue são alguns dos assuntos abordados pelo ‘Globo Universidade’ deste sábado, dia 26. Nesta edição especial do programa, André Curvello revela o que está sendo pesquisado no Brasil como solução para estes e outros problemas. Para isso, o apresentador mostra novidades apresentadas na 60ª Reunião para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada este mês na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O programa vai ao ar após o ‘Globo Ecologia’.

 

Formado como engenheiro aeronáutico, Marcos Pontes, o primeiro astronauta brasileiro, participa do quadro ‘Toque de Mestre’. Ele fala sobre a importância da pesquisa para a sociedade. Wrana Panizzi, vice-presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) também ressalta a necessidade de investimento nos estudos acadêmicos. E o apresentador André Curvello mostra como o trabalho realizado nas universidades podem melhorar o dia-a-dia da população. Em ‘Mérito Acadêmico’, por exemplo, os professores Richard Stephan e Alexandre Rosado, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), explicam a aplicação de seus projetos. Enquanto Richard, ao buscar uma nova opção de mobilidade para os centros urbanos, desenvolve um veículo de levitação magnética, Alexandre estuda as ‘bactérias do bem’, que podem ajudar no combate à poluição em áreas de derramamento de petróleo.

 

Já Milena Boniolo, pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP), revela que descobriu uma nova utilidade para cascas de banana – elas podem ser usadas na remoção de metais pesados da água. Além destas novidades, o programa apresenta debates sobre violência, com os professores Sérgio Adorno, da USP, e Michel Misse, da UFRJ; sobre o aquecimento global, com Luiz Molion, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), e José Eli da Veiga, da USP; sobre Nanotecnologia, com Marcos Pimenta, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Mario Baibich, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); e sobre a dengue, com Expedito Luna, da USP, e Elena Caride, da Fundação Oswaldo Cruz. No quadro ‘Eu Amo Meu Trabalho’, a cientista Kaliandra Gonçalves fala sobre a rotina de trabalho de sua carreira.

 

(Central Globo de Comunicação)


Data: 24/07/2008