Professores de física ganham portal

Desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Física, com apoio do CNPq, Portal Píon entrou no ar neste mês

Quando voltarem ao trabalho em agosto próximo, os professores de física no ensino médio terão uma ferramenta a mais para ajudá-los em suas atividades de sala de aula e melhorar o processo de ensino aprendizagem.

Já está no ar o portal Píon, realizado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF) com o apoio financeiro do CNPq. Com duas possibilidades de acesso – http://www.pion.org.br ou http://www.pion.sbfisica.org.br –, o novo portal é, a um só tempo, um recurso a mais para as atividades docentes e um meio de divulgação da física para todos os interessados. O nome do portal é uma homenagem ao físico brasileiro Cesar Lattes, co-descobridor da partícula elementar conhecida por Méson pi ou Píon.

“O professor de física conta basicamente com o livro-texto. O portal será uma maneira de ele ampliar o acesso a mais informações, tanto do ponto de vista pedagógico como do de conteúdos em física”, explica Nelson Studart, físico, docente da Universidade Federal de São Carlos (SP) e idealizador e coordenador do portal. “Nosso principal objetivo é fornecer material instrucional para ajudar o professor de física no ensino médio em suas aulas”.

Para isso, o portal conta com uma série de conteúdos. “O professor vai encontrar simulações, aulas prontas, textos, imagens e links”, observa Studart. A sessão de artigos, por exemplo, contém adaptações para web de textos originalmente publicados na revista Física na Escola, da SBF, ou escritos por internautas e colaboradores. Já a sessão “Você sabia” oferecerá uma seleção de desafios em física, elaborados especialmente para professores e estudantes do ensino médio.

Notícias relevantes sobre o ensino da física, um blog com comentários e dicas e uma sessão com informações sobre eventos também estão no portal. “Há ainda um fórum, pelo qual pretendemos ampliar o relacionamento entre o público, os físicos e os professores de ensino médio, de modo a termos um espaço para discussões, críticas, esclarecimento de dúvidas e troca de experiências”, acentua Nelson Studart.

O coordenador espera que o portal seja visitado também por estudantes e demais interessados em física e que conte com a colaboração de professores, tanto do ensino médio como do ensino superior.

O portal Píon se soma a uma iniciativa anterior da Sociedade Brasileira de Física no apoio aos professores do ensino médio. Também idealizada por Nelson Studart, da qual é seu editor, a revista Física na Escola é publicada desde o ano 2000, com edições semestrais.

(Acadêmica Agência de Comunicação)

Data: 25/07/2008