Começa na UFCG o I Colóquio Internacional de História

Evento acontece até quinta-feira no Centro de Extensão do campus Campina Grande

Começa nesta segunda-feira, 28, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o I Colóquio Internacional de História: Sociedade, Natureza e Cultura. Promovido pela Unidade Acadêmica de História e Geografia, o evento será realizado até a próxima quinta, 31, no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, no campus Campina Grande.

A conferência de abertura será apresentada por Jaime Pinsky, historiador, editor, professor da Universidade Estadual de Campinas (UniCamp), doutor e livre docente pela USP. Pinsky colaborou na criação das revistas Debate & Crítica, Contexto, Anais de História e Religião e Sociedade, e dirige a Editora Contexto.

É ainda articulista do jornal Correio Braziliense e autor, co-autor ou organizador de mais de duas dezenas de livros, entre os quais História da Cidadania, As primeiras civilizações, O Brasil tem futuro? e Origens do Nacionalismo Judaico.

Além dele, vários representantes de universidades brasileiras e estrangeiras, a exemplo da professora Mary Karach, da Oakland University (EUA), participam do evento, cuja programação conta com mais de 10 grupos de trabalho, além de conferências e minicursos.

O encerramento, na quinta-feira, contará com a participação de Esther Caldas Guimarães Bertolette, do Ministério da Cultura. Ela coordena o Projeto Internacional de Documentos Históricos, que recentemente doou à UFCG uma coletânea de CDs com cópias de documentos históricos da era colonial brasileira, de grande importância para os cursos de História e Geografia. Esther Caldas fará uma conferência sobre Preservação de Fontes no Brasil e no Exterior para a pesquisa histórica.

As inscrições custam R$ 10 para estudante/ouvinte; R$ 15 para estudante de Graduação (com trabalho); R$ 20 para pós-graduandos e professores da rede pública; R$ 30 para professores universitários e R$ 15 para cada minicurso.

Veja a programação

28 de julho - segunda-feira

8h às 11h30 e 14h às 17h30 - Credenciamento

19h às 21h30 - Abertura e conferência.

Conferencista: Prof. Dr. Jaime Pinsky (UniCamp)

29 de julho - terça-feira

14h às 17h30 - Grupos de trabalho

19h às 21h30 - Conferência: Qualidade, Nação e Cor: construindo identidade no Brasil Central, 1775-1835.

Conferencista: Mary Karach (PhD) Oakland University, EUA

30 de julho - quarta-feira

14h às 17h30 - Mesas redondas

1- História, sociedade e questões étnicas

Prof. Dr. Ricardo Pinto de Medeiros - UFPE

Prof. Dr. Luciano Mendonça de Lima - UFCG

Profa. Dra. Juciene Ricarte Apolinário - UFCG

Coordenador: Prof. Dr. José Otávio de Aguiar - UFCG

2- História cultural e Linguagens: novos olhares.

Prof. Dr.Gervácio Batista Aranha - UFCG

Prof. Dr. Antônio Paulo Rezende - UFPE

Prof. Dr. Alarcon Agra do Ó - UFCG

Coordenador: Prof. Dr. Osmar Luís da Silva - UFCG

19h às 21h30min - Conferência: Um panorama da pesquisa em História Ambiental do Brasil

Conferencista: Prof. Dr. José Augusto Pádua - UFRJ

Palestra: Prof. Dr. Marcos Fábio Freire Montysuma - UFSC

31 de julho - quinta-feira

14h às 17h30 - Grupos de trabalho

19h às 21h30 - Conferência de encerramento: Preservação de Fontes no Brasil e no Exterior para a pesquisa histórica

Conferencista: Dra. Esther Caldas Guimarães Bertolette, coordenadora do Projeto Internacional de Documentos Históricos (Ministério da Cultura).

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 28/07/2008