Inscrições para apenas uma etapa do Vestibular da UFCG se encerram na próxima sexta

Serão encerradas na próxima sexta-feira, 1° de agosto, as inscrições para os candidatos que farão apenas uma etapa (1ª ou 2ª etapa)  do Vestibular 2009 da UFCG. Para os que farão as duas etapas, as inscrições prosseguem até o dia 8. Na edição 2009 do concurso, uma das novidades é a implantação, parcial, do sistema de inscrição online. “Este ano, disponibilizaremos a inscrição via internet para os candidatos que farão somente a 2ª etapa”, explica Marcos Gama, presidente da Comissão de Processos Vestibulares (Comprov).

Segundo ele, o novo sistema permitirá maior praticidade aos candidatos, além de economia e agilidade à Comprov. Em 2010, o sistema já deve funcionar de forma integral. Os formulários de podem ser acessados num link da página www.comprov.ufcg.edu.br. De acordo com Gama, apesar da novidade, os candidatos também poderão optar por fazer a inscrição de forma presencial nas sedes da Comprov, nos campi de Campina Grande, Patos, Cuité, Cajazeiras, Sousa, Pombal e Sumé.

O Vestibular 2009 da UFCG registrou um aumento de 30% na oferta de vagas e de 21% na quantidade de cursos oferecidos, em relação ao Vestibular 2008. Serão oferecidas 3.905 vagas em 73 cursos de graduação. No vestibular anterior foram 2.895 vagas em 60 cursos. Treze novos cursos de graduação serão oferecidos no processo seletivo 2009. As provas serão realizadas nos dias 9 e 10 de novembro (1ª etapa) e 14 e 15 de dezembro (2ª etapa).

Taxas e critérios de inscrição

Os valores das inscrições são R$ 40 para o candidato que participar de apenas uma das etapas, R$ 80 para o que for fazer as duas etapas e R$ 64 para os concluintes do ensino médio na rede pública do Estado da Paraíba, antes de 2008. Estão isentos do pagamento da taxa de inscrição os alunos matriculados, este ano, na Rede Pública do Estado da Paraíba e no Pré-Vestibular Solidário da UFCG.

O Manual do Candidato, com o formulário de inscrição, no valor de R$ 15, está disponível nas sedes da Comprov em cada campus. Os candidatos que concorrerem às vagas de Arte e Mídia, Desenho Industrial e Música (curso novo) devem adicionar R$ 10 à taxa de inscrição, por causa da prova de habilidade específica.

Para efetuar a inscrição, o candidato deverá efetuar o recolhimento da taxa de inscrição, juntamente com a do Manual do Candidato, em qualquer agência do Banco do Brasil, através da Guia de Recolhimento da União (GRU), preenchida no site https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp, Unidade Gestora (UG): 158195; Gestão: 15281; Recolhimento Código: 289000. O estudante deve ter em mãos o número do CPF.

Podem se inscrever para a 1ª etapa somente os estudantes que estejam cursando a 2ª série do Ensino Médio. Para a 2ª etapa, os candidatos que participaram do Vestibular 2008 e que foram considerados aptos para o conjunto das provas referentes à 2ª etapa do Vestibular 2009. Para as duas etapas, podem se inscrever os candidatos que já concluíram o ensino médio, ou equivalente, ou estão concluindo o ensino médio, ou equivalente, no ano de 2008.

(Kennyo Alex/Rosângela Araújo - Ascom/UFCG)

Data: 29/07/2008