Chamada para pesquisa em educação

O Observatório da Educação, parceria da Capes com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), lançou na semana passada seu segundo edital, pelo qual convoca pesquisadores e acadêmicos a apresentar propostas de pesquisa.

Segundo o Inep, serão investidos R$ 5,5 milhões anualmente, por quatro anos, em projetos de pesquisa em educação vinculados a cursos e programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado). O edital tem apoio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (Secad).

O foco do edital são as questões relacionadas à docência e à formação dos profissionais da educação básica. Serão financiados até 20 projetos cujos participantes sejam de núcleos locais compostos por, pelo menos, um programa de pós-graduação stricto sensu de uma Instituição de Ensino Superior (IES), um docente orientador, um estudante de doutorado e dois estudantes de mestrado (para programas que oferecem os cursos de mestrado e doutorado) ou três de mestrado (para programas só de mestrado) e até seis estudantes de graduação; e de núcleos em rede, compostos por pelo menos três programas de pós-graduação stricto sensu de IES distintas, sendo uma delas a IES sede, três docentes orientadores, nove estudantes de doutorado ou pós-doutorado ou mestrado e até 18 estudantes de graduação.

As propostas devem ser enviadas até o dia 8 de setembro para o e-mail observatorio@capes.gov.br. Elas devem ser encaminhadas pelo coordenador do núcleo local ou pelo coordenador do núcleo em rede e pelo pró-reitor de pesquisa ou de pós-graduação da instituição sede.

Os projetos deverão se enquadrar em alguns dos eixos temáticos: educação básica, educação superior, educação profissional e tecnológica, educação continuada, educação de jovens e adultos, educação especial, educação no campo, educação quilombola, educação integral ou educação a distância.

O Observatório da Educação é uma iniciativa para promover o desenvolvimento de estudos e pesquisas educacionais, com a finalidade de estimular a produção acadêmica.

Mais informações: http://www.inep.gov.br/download/imprensa/Edital_ObservatorioEducacao.pdf .

(Agência Fapesp, 28/7)

Data: 29/07/2008