topo_cabecalho
Interdisciplinaridade em pesquisas sobre meio ambiente é tema de conferência na UFCG

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), do Centro de Humanidades da UFCG, promove nesta quarta-feira, 6, a partir das 9 horas, na Sala BZ-206, no campus Campina Grande, a conferência intitulada "Os desafios da interdisciplinaridade nas pesquisas sobre meio ambiente", a ser proferida pela Dra. Marianne Cohen.

 

A conferencista é doutora em Geografia (subárea: Biogeografia) com livre-docência em Biogeografia pela Universidade Denis Diderot (Paris VII). Durante o período de 1985 a 1987 realizou o pós-doutorado no campus Campina Grande da então UFPB, hoje UFCG, na equipe multidisciplinar que fez pesquisa no Cariri, no quadro dos acordos CAPES-COFECUB. Dessa pesquisa, resultou o seguinte livro (publicado em francês): COHEN, M. e DUQUE, G. Les deux visages du Sertão: Stratégies paysannes face aux sécheresses. Paris: IRD, 2001 (tradução: As duas faces do Sertão: Estratégias camponesas frente às secas).

 

De acordo com a doutora Ghislaine Duque, professora do PPGCS/UFCG e também autora da publicação, a pesquisa consistiu numa avaliação das inter-relações entre estratégias camponesas e ecossistemas em duas comunidades: uma comunidade praticando a estratégia tradicional da produção familiar no semi-árido, ou seja consórcio da criação com policultura e, no segundo caso, tratava-se de uma comunidade de irrigantes. "O estudo avaliou os impactos das estratégias camponesas sobre os ecossistemas e, reciprocamente, os fatores ligados aos ecossistemas e que determinam, potencializam ou limitam as estratégias camponesas", afirmou Duque.

 

Ainda segundo Ghislaine Duque, a Dra. Marianne Cohen está de volta à Paraíba para que juntas possam fazer uma nova avaliação da evolução da situação, após um período de quase 20 anos. As duas pesquisadoras pretendem atualizar e traduzir para o português "As duas faces do Sertão".

 

(Franz Mikhailovitch - Assessoria de Imprensa do CH/UFCG)


Data: 04/08/2008