UFCG lança programa de Bolsas de Auxílio Acadêmico

Serão oferecidas 300 bolsas de R$ 250 mensais. Objetivo é garantir a manutenção do aluno e sua permanência no ensino superior

Visando garantir igualdade de oportunidades de acesso e permanência na universidade pública a todos os cidadãos - uma das diretrizes do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) -, a Pró-reitoria de Assuntos Comunitários da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) acaba de lançar o Programa de Bolsas de Auxílio Acadêmico.

Serão oferecidas 300 bolsas de R$ 250 mensais cada, com vigência de seis meses, que poderão ser prorrogadas por iguais períodos, sucessivamente, até a conclusão do curso. “É um ação fundamental dentro da nossa política de assistência estudantil, que tem por objetivo garantir a manutenção do aluno em condições que lhe propiciem melhor desempenho”, explica o pró-reitor Edílson Amorim.

As inscrições para a seleção de bolsistas, para o período 2008.2, serão abertas nesta quinta-feira, 7, prosseguindo até o próximo dia 15, das 8h às 12h, das 16h às 20h, nas diretorias dos centros, nos campi de Cajazeiras, Cuité, Patos, Pombal e Sousa, e no Setor de Assistência Social da PRAC no campus de Campina Grande.

Critérios

Só pode requerer inscrição no programa o estudante que não estiver incluído em outro programa acadêmico da instituição (exceto como participante voluntário) e que não seja beneficiário de outros programas de assistência estudantil.

A concessão do auxílio será baseada em critério socioeconômico específico, a partir da Renda Individual Relativa (RIR), segundo a seguinte ordem de atendimento: estudante com RIR de até um salário mínimo; estudante com RIR entre um e dois salários mínimos e estudante com RIR acima de dois salários mínimos.

A RIR é calculada subtraindo-se da renda familiar total as despesas com aluguel, educação e saúde, dividindo-se o restante pela quantidade de pessoas da família.

Segundo Edílson Amorim, o estudante selecionado terá direito a continuar com o auxílio nos períodos seguintes, desde que comprove, por meio do histórico acadêmico, aprovação em, no mínimo, cinco disciplinas por período, quando de curso diurno, e, no mínimo, quatro disciplinas, quando de curso noturno.

“A seleção dos alunos também irá considerar, além dos critérios socioeconômicos, outras prioridades, como o fato do aluno ser oriundo da rede pública de ensino; da rede particular de ensino, se mantido com bolsa de estudo, ou se é matriculado em curso de licenciatura”, observou.

A seleção dos candidatos será feita por uma comissão composta por assistentes sociais e psicólogas da UFCG, mediante análise documental. A previsão é de que o resultado seja divulgado no dia 26 de agosto.

Veja aqui o Edital.

(Kennyo Alex, Ascom/UFCG)