topo_cabecalho
CAPES e Setec lançam edital para formação de mestres e doutores

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC) e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) recebem, até 12 de setembro, propostas de formação de turmas especiais de mestrado e doutorado. Os cursos serão direcionados para docentes das Instituições Federais de Educação Tecnológica (Ifets).

A iniciativa, criada em 2006, entre a CAPES e a Setec faz parte do Programa de Apoio a Cursos de Pós-graduação stricto sensu Interinstitucionais na rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (RFEPT), parceria dos dois órgãos. Um dos objetivos do programa que dispõe de R$ 7.200.000,00 (sete milhões e duzentos mil reais) é formar mestres e doutores do quadro permanente das Ifets fora dos grandes centros de ensino e pesquisa. Para o exercício orçamentário e financeiro de 2008 serão disponibilizados recursos no valor global de até R$ 2.400.000,00 (dois milhões, quatrocentos mil reais) para apoio às propostas aprovadas.

Rede

 

A Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (RFEPT), composta atualmente por 204 Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica vinculadas a SETEC/MEC, é reconhecida como centro de referência para os sistemas estadual, municipal e privado de educação profissional e tecnológica. Como parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do Governo Federal, está em curso um Plano de Expansão que, até o final do ano de 2010, proverá esta rede com 354 unidades.

As propostas devem seguir os requisitos das modalidades coordenadas pela CAPES intituladas Projeto de Doutorado Interinstitucional (Dinter) e de Mestrado Interinstitucional (Minter). Acesse aqui o edital. O resultado da avaliação será divulgado dia 28 de novembro 2008, na página da CAPES.

 

(Assessoria de Imprensa da CAPES)


Data: 06/08/2008