Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero inicia processo de inscrições

Estão abertas as inscrições para a 4ª edição do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, uma parceria entre a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), o Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Ministério da Educação (MEC) e o Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem).

O Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, parte integrante do Programa Mulher e Ciência, é uma proposta que busca estabelecer as bases para mudanças culturais profundas e um mundo de plena eqüidade de gênero. O Prêmio tem como objetivo estimular a produção científica e a reflexão sobre as relações de gênero no país e promover a participação das mulheres no campo das ciências e carreiras acadêmicas.

Estudantes do ensino médio e de graduação e de pós-graduação podem participar. As alunas e alunos do ensino médio premiadas(os) recebem computadores e bolsas de Iniciação Científica Júnior. As(os) estudantes de graduação recebem R$ 5 mil e bolsas de Iniciação Científica, enquanto as/os premiadas/os da categoria graduado recebem R$ 10 mil e bolsas de Mestrado ou Doutorado do CNPq.

As instituições a que pertençam as alunas e alunos do ensino médio premiadas/os recebem um computador, no valor estimado de R$ 2,5 mil, e uma assinatura anual dos Cadernos Pagu e da Revista Estudos Feministas.

As inscrições estendem-se até o dia 31 de outubro de 2008 e deverão ser feitas por meio do site www.igualdadedegenero.cnpq.br ou pelos Correios, para os seguintes endereços:

Categorias Graduado e Estudante de Graduação

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Serviço de Prêmios – 4º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, SEPN 507, Sala 203 – Brasília - DF – CEP 70740-901.

Categoria Estudante do Ensino Médio

Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM/PR) – 4º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero – Esplanada dos Ministérios - Bloco L - Edifício Sede - sala 200, 2º andar  - Brasília - DF. - CEP 70.047-900.

Informações complementares sobre o prêmio podem ser obtidas pelos e-mails:
Categorias Estudante de Graduação e Graduado – premios@cnpq.br
Categoria Estudante do Ensino Médio – mulhereciencia@spmulheres.gov.br

(Assessoria de Comunicação Social do CNPq)

Data: 06/08/2008