Universidades brasileiras estão entre as 10 melhores da América Latina

Quatro universidades federais brasileiras estão entre 10 melhores da América Latina. É o que aponta o  Conselho Superior de Investigação Científica (CSIC), órgão de pesquisa vinculado ao governo da Espanha. O Conselho avalia as universidades quanto à formação de novas pesquisas e tecnologias.

Entre as universidades federais brasileiras, o ranking das 10 melhores na América Latina destaca a Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 5º lugar, a universidade Federal de Santa Catarina, em 7º lugar, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 8º lugar e a Universidade Federal de Minas Gerais , na décima posição. Em primeiro Lugar está a Universidade Nacional Autônoma de México.

O CSIC analisa as universidades através da Internet, a quantidade de pesquisas realizadas, a sua relevância e quantas vezes há citações delas em outros trabalhos. O Web Ranking é realizado desde 2004, duas vezes por ano e analisa mais de 16 mil instituições de ensino superior em todas as regiões do mundo.

O objetivo da pesquisa está em classificar as instituições quanto ao seu desempenho na Internet, na promoção e melhoria da qualidade de seus conteúdos publicados no meio eletrônico.

Outros detalhes sobre o Web Ranking podem ser conferidos na página http://www.webometrics.info.

(Danielle Sousa - Assessoria de Comunicação da Andifes)

Data: 06/08/2008