UFCG está com inscrições abertas para II Encontro de Biologia

Tema: O Biólogo no século XXI: Perspectivas, áreas de atuação e problemas ambientais

O Centro de Educação e Saúde (CES) da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cuité, está com inscrições abertas para o II Encontro de Biologia, que acontece de 27 a 29 de agosto, em Cuité. O tema este ano será "O biólogo no século XXI: Perspectivas, áreas de atuação e problemas ambientais". O encontro é uma realização da UFCG com o apoio do Programa de Estudos e Ações Para o Semi-Árido (Peasa) e a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba.

O evento será aberto às 18h, com o tema "O Estado da Arte dos Cursos de Biologia da UFCG", com a participação de Marisa de Oliveira Apolinário (CES/UFCG-Cuité), Luis Frederico Barbosa da Rocha (UACEN/CFP-Cajazeiras) e Maria das Graças Veloso Marinho (CSTR-Patos).

A programação de abertura conta ainda com a palestra "O Instituto Nacional do Semi-Árido: Expectativas para a Região", proferida por Roberto Germano Costa, diretor do INSA/MCT. No dia 28, a parte da manhã será dedicada a mini-cursos. Na parte da tarde haverá mesas-redondas com os temas: "Biodiversidade: Desafios e Perspectivas para o século XXI", coordenada por Cristiane F. Costa (CES/UFCG); "Mudanças Climáticas e o Efeito na Biodiversidade Marinha", por Cristiane F. Costa (CES/UFCG); "Biodiversidade Recifal", tema coordenado por Fernanda Duarte Amaral (UFRPE), e "Conservação da Biodiversidade", por Ricardo Rosa (UFPB). Das 17 às 18 horas haverá exposição de painéis. O tema "Novas Tendências para o Ensino de Biologia no Brasil" será apresentado a partir das 19 horas pelo profº da UFPB Francisco Pegado.

A manhã do dia 29 será dedicada aos mini-cursos. As mesas-redondas recomeçam às 14 horas com o tema "Biotecnologia: A Tecnologia do Século XXI", coordenado por Magnólia A. Campos (CES/UFCG); "O que é Biotecnologia e qual sua importância para o Brasil?", Magnólia A. Campos (CES/UFCG); "RENORBIO: Uma Rede de Biotecnologia para o Nordeste", tema coordenado por Gorete Ribeiro Macedo (RENORBIO/UFRN). O evento será encerrado no final da tarde com o tema "A Embrapa Algodão na Era da Biotecnologia", por Liziane Maria de Lima, Pesquisadora da EMBRAPA-Algodão.

Os temas dos mini-cursos são: Bioinformática: do Seqüenciamento de DNA a Função Biológica; Tendências contemporâneas do estudo do comportamento animal e humano; Estudos de Impactos Ambientais; Biologia Molecular de Microorganismos: Teoria e Aplicações; Manejo Integrado de Pragas na Cultura do Algodoeiro e Sustentabilidade do Agro-Negócio; Uso de Plantas Medicinais e Preparação de Remédios Caseiros; Avaliação da Genotoxicidade em Células de Medula Óssea de Camundongos; Viabilidade de Sementes no Solo; Pedagogia de Projetos – Metodologia para a Construção do Conhecimento no Ensino de Ciências Biológicas; Taxonomia de Poaceae.

Uma das atrações paralelas do encontro será a Exposição Itinerante Viver e Compreender o Semi-Árido, do Museu Interativo do Semi-Árido, localizado na UFCG, Campus de Campina Grande. Mais informações sobre o encontro acesse www.ces.ufcg.edu.br.

(Helda Suene - Asscom Peasa)

Data: 08/08/2008