168 cursos estréiam avaliação entre piores

Sem conceito na edição anterior do Enade, vão passar por vistoria do MEC

A lista dos piores cursos superiores nas áreas de Ciências da Saúde e Agrárias, divulgada anteontem pelo Ministério da Educação (MEC), inclui 168 que ficaram sem conceito na primeira avaliação, realizada em 2004, porque ainda eram tão novos que não tinham formado a primeira turma.

Apesar do pouco tempo de existência, já na primeira avaliação completa, feita agora, eles entraram direto no grupo que vai sofrer uma vistoria do MEC por causa dos péssimos resultados no Conceito Preliminar do Curso (CPC).

O novo conceito une resultados do Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade) com outros dados levantados no Censo do Ensino Superior e no questionário socioeconômico que os próprios alunos respondem ao fazer a prova. O CPC varia de 1 a 5, assim como o Enade. Os cursos que tiveram CPC igual a 1 e 2 obrigatoriamente serão fiscalizados in loco pelo governo.

As áreas

Dos 508 cursos que passarão por vistoria neste ano por causa do novo conceito, 28 são das áreas de Biomedicina, Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Agronegócio, que não eram avaliadas em 2004.

Entre os 480 restantes, 35% formaram a primeira turma e caíram direto na lista dos piores nas áreas avaliadas. Enfermagem, a área que mais cresceu no período - passou de 196 cursos avaliados para 540 em apenas três anos - também é a que tem mais cursos novos entre os que serão vistoriados. Passarão por avaliação in loco 55 deles. Dos 168 cursos novos que ficaram na malha fina do MEC, 165 tiveram conceito 2 no CPC.

De acordo com os dados divulgados anteontem do Enade, 1.110 cursos avaliados também ficaram sem conceito. Alguns por problemas de preenchimento do cadastro ou atraso no repasse das informações. A maioria por ser ainda mais novo e não ter formandos para fazer o Enade. Desta vez, todos serão vistoriados in loco, da mesma forma que os 508 que ficaram nas piores colocações do País.

(O Estado de SP, 8/8)

Data: 08/08/2008