Projeto da UFCG realiza mutirão para recuperação de nascente

Atividade acontece nesta sexta-feira na comunidade rural de Uruçu, no município de Gurinhém

Depois do mutirão de coleta seletiva de resíduos sólidos, realizado no final do mês passado, quando foram coletadas 3,5 toneladas de lixo, o projeto Universidades Cidadãs desenvolve, nesta sexta-feira, 15, mais uma ação de conscientização ambiental na comunidade rural de Uruçu, município de Gurinhém.

Desta vez será realizado um mutirão para a recuperação da nascente denominada Chorona, localizada naquela comunidade. Durante a atividade, serão plantadas 250 mudas de espécie nativa, doadas pelo Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Gurinhém.

“Também vamos promover uma gincana ecológica, com brincadeiras, concurso de soletração, perguntas e respostas, além de apresentação de fantoches, vídeos sobre a importância da água e uma palestra com o engenheiro florestal Robi Tabolka, sobre o tema Nascentes e Meio Ambiente”, informou o coordenador do Projeto Universidades Cidadãs no âmbito da UFCG, Fernando Garcia.

O objetivo do projeto piloto de Recuperação de Nascentes, segundo ele, é proporcionar à comunidade informações que permitam deter o crescente processo de deterioração das áreas próximas às nascentes, “provocadas principalmente pela utilização de queimadas para as atividades agrícolas”, explicou.

De acordo com as professoras Ana Maria Marques e Lúcia de Fátima Silva, representantes do corpo docente da escola Anália Arruda da Silva, “espera-se com esse trabalho promover melhorias na qualidade de vida, além de conscientizar a população sobre a importância de preservar os mananciais”. A comunidade Uruçu conta com aproximadamente mil habitantes.

Universidades Cidadãs

O projeto Universidades Cidadãs é resultado de uma iniciativa do Comitê de Entidades no Combate à Fome e Pela Vida (COEP) em parceira com seis universidades do Nordeste, entre elas as universidades federais de Campina Grande (UFCG), Pernambuco (UFRPE), Rio Grande do Norte (UFRN), Piauí (UFPI), Sergipe (UFSE) e a Universidade Regional do Cariri (URCA), localizada no estado do Ceará. O objetivo é fortalecer o planejamento e o desenvolvimento das comunidades rurais do semi-árido nordestino.

Na Paraíba existem duas áreas pólos do projeto, uma localizada no Alto Sertão (sob a responsabilidade da URCA) e a outro denominado Paraíba Agreste (cuja responsabilidade é da UFCG), que atua nas comunidades de Uruçu em Gurinhém, Pedra de Santo Antonio em Alagoa Grande, Pedro Velho em Aroeiras e o Assentamento Margarida Maria Alves I, localizado no município de Juarez Távora.

(Kennyo Alex, da Ascom/UFCG, e Ana Célia Gomes, estagiária do Projeto)

Data: 14/08/2008