Projeto da UFCG é classificado no Prêmio Melhores Universidades

Projeto de piscicultura, desenvolvido em Cuité, concorre na categoria Sustentabilidade. Premiação é promovida pelo Guia do Estudante, da Editora Abril

O Projeto Tilápia de Cuité, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), parceria do Centro de Educação e Saúde (CES), campus Cuité, com o Programa de Estudos e Ações Para o Semi-Árido (Peasa/UFCG) foi classificado entre os 15 melhores projetos, na categoria Sustentabilidade, do IV Prêmio Melhores Universidades promovido pelo Guia do Estudante. A boa nova foi anunciada ao reitor Thompson Mariz pelo coordenador-geral do Peasa, Vicente de Paulo Albuquerque, na tarde desta sexta-feira, 15.

Entre os objetivos do projeto estão o desenvolvimento, de forma sustentável e integrada, da produção de tilápias no Semi-árido paraibano, a viabilização de transferência de tecnologias de agregação de valor aos seus produtos derivados, tornando a produção mais diversificada e competitiva.

O projeto está beneficiando 14 famílias de agricultores, ribeirinhos do açude Boqueirão do Cais, onde estão instalados os tanques-rede (berçário) para cultivo da tilápia. O reservatório tem capacidade para cerca de 12,3 milhões de metros cúbicos de água e abastece as cidades de Cuité e Nova Floresta.

Nesta primeira etapa, estão sendo criados 15 mil peixes que, segundo a coordenadora do projeto, Marisa de Oliveira Apolinário, daqui a cinco meses estarão com o tamanho ideal para a comercialização.

Classificação

A UFCG estará encaminhando na próxima semana uma cópia do projeto, na íntegra, para o processo classificatório dos cinco colocados que constarão na Edição 2008 do Guia do Estudante, da Editora Abril.

Como parte dos critérios para essa avaliação, o reitor estará também encaminhando um manifesto declarando que o projeto é uma atividade de Extensão Tecnológica da Pró-Reitoria de Extensão (Propex) no campus Cuité, com participação efetiva do Peasa.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 15/08/2008