MEC amplia programa voltado para formação do professor

A Secretaria de Educação Básica (SEB) apresenta nesta quarta-feira, 20, em Brasília, o Programa de Formação Continuada de Professores do Ensino Fundamental em Língua Portuguesa e Matemática (Gestar).

Criado em 2001, o programa era dirigido às redes de ensino das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A partir de agora, pode receber a adesão das redes de todo o país. O programa será apresentado aos dirigentes municipais das capitais e das cidades com mais de 163 mil habitantes.

No encontro, técnicos da SEB farão um histórico do Gestar e apresentarão as metodologias e os conteúdos ministrados em língua portuguesa e matemática. As secretarias estaduais de educação da Bahia e de Tocantins farão relatos de suas experiências com o programa. A ficha de adesão dos municípios pode ser preenchida durante o encontro.

O Gestar é um programa de formação continuada, na modalidade semipresencial. De 2001 a 2003, atuou na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental - primeiro ao quinto. Em 2004, a formação estendeu-se aos professores das séries finais - sexta à nona.

Da criação até o fim de 2007, o programa foi coordenado pelo Fundo de Fortalecimento da Escola (Fundescola). Este ano, passou a integrar o sistema nacional de formação de profissionais da educação básica e o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e foi estendido às redes de ensino fundamental público de todo o país, sob a coordenação da SEB.

(Assessoria de Imprensa do MEC)

Data: 20/08/2008