Instituto de Estudos Avançados em Comunicação é reconhecido como Bem de Utilidade Pública

O Iecom, instalado na UFCG, desenvolve estudos nas áreas de Comunicações Móveis, TV Digital, Redes Ópticas e Computação Aplicada.

Desenvolvedor de projetos de repercussão nacional, que cooperam com a modernização tecnológica do país, o Instituto de Estudos Avançados em Comunicação (Iecom), instalado na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), acaba de ser reconhecido, por Lei Municipal, como Bem de Utilidade Pública.

Com esta medida, os poderes legislativo e executivo campinenses destacaram a expressão conquistada pelo instituto, nos cenários da pesquisa brasileiro e internacional, contribuindo para o reconhecimento e a divulgação do nome de Campina Grande como centro de referência nas áreas de conhecimento científico e tecnológico.

Estudante de Engenharia Elétrica e integrante do Iecom, Lucas Paixão falou que este reconhecimento comfirma o comprometimento do instituto com os propósitos da sua existência e traz orgulho para todos que o fazem. “Honra o nosso fazer ciência, que extrapola as fronteiras acadêmicas e mergulha na coletividade. O nosso projeto Museu do Futuro traz muito disso, por exemplo.”, destacou.

Constituído em 1º de julho de 2003, o Iecom comemora,neste ano, cinco anos de existência, de cooperação e parceria com a UFCG no desenvolvimento de convênios, estudos e pesquisas, oferecendo estágios e bolsas que contribuem para a inserção dos estudantes no mercado de trabalho.

Pessoa jurídica, de direito privado, e sem fins lucrativos, o instituto tem como uma das finalidades estatutárias principais, além da promoção da ciência nacional, o desenvolvimento das tecnologias de telecomunicações no País.

Na área de Televisão Digital, por exemplo, algumas das pesquisas desenvolvidas ou orientadas pelo seu presidente, professor Marcelo Sampaio, da Unidade acadêmica de Engenharia Elétrica da UFCG, estão sendo de fundamental importância para a implantação do sistema no país

Seis laboratórios, um auditório e biblioteca com moderna literatura, entre outros equipamentos, permitem a realização de estudos nas áreas de Comunicações Móveis, Redes Ópticas, Computação Aplicada, Planejamento Celular, Simulação de Redes GSM e UMTS, Processamento Digital de Voz, Processamento Digital de Imagem, Televisão Digital, Biomédica e Tecnologias Assistivas.

(Marinilson Braga – Ascom/UFCG)

Data: 21/08/2008