Hospitais universitários são tema de reunião na andifes

A Comissão de Hospitais Universitários da Andifes se reúne nesta quarta-feira, 27, para elaborar uma proposta preliminar com o objetivo de solucionar os principais problemas que afetam o funcionamento dos Hospitais Universitários. O novo projeto também deverá apresentar encaminhamentos a respeito do relacionamento entre os HUs e as Fundações de Apoio, bem como com o Tribunal de Contas da União (TCU).

Além das dificuldades financeiras enfrentadas, os 45 hospitais universitários apresentam deficiência de pessoal. A situação da maior rede pública de saúde é agravada principalmente pelas novas aposentadorias e pelo aumento de serviços e custos.

Em audiência da Diretoria Executiva da Andifes com o ministro da educação, Fernando Haddad, em 11 de junho passado, observou-se a necessidade de uma proposta comum entre o Ministério da Educação e os reitores para a solução da questão. Uma proposta única para a melhoria dos HUs torna-se essencial para que o MEC possa estabelecer o diálogo e a negociação com outras áreas do governo. Para isso, estarão presentes à reunião de amanhã o secretário executivo do MEC, José Henrique Paim, reitores e diretores de hospitais universitários.

(Danielle Sousa - Assessora de Comunicação da Andifes)

Data: 26/08/2008