UFCG vai premiar melhor aluno da área de Saúde do campus Campina Grande

Prêmio Professor Joaquim Amorim foi lançado nesta semana pela direção do CCBS

Com o objetivo de valorizar e estimular o desempenho acadêmico dos estudantes da área de Saúde do campus Campina Grande, o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UFCG instituiu o prêmio Professor Joaquim Amorim, que será concedido semestralmente ao aluno de graduação concluinte com melhor desempenho acadêmico. Em forma de certificado, o prêmio será outorgado pela direção do CCBS e entregue já na próxima solenidade de colação de grau, período 2008.1, no dia 13 de setembro.

Podem se candidatar ao prêmio os prováveis concluintes - no semestre da concessão - que tenham coeficiente escolar maior ou igual a oito, sem reprovação ou punição disciplinar durante a graduação. Os interessados devem formalizar a candidatura na secretaria do CCBS, apresentando currículo com documentação comprobatória. Uma comissão de três professores do centro, criada a cada edição, classificará os selecionados.

Pontuações do currículo, como publicação de artigo técnico ou científico em periódico internacional (30 pontos) ou de circulação nacional (25), participação em projetos de Extensão (20) e Ensino (20), entre outras, estão definidas em anexo da Resolução Nº 1/2008 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do CCBS, aprovada no último dia 20.

Inscrições

As inscrições para os concluintes do período 2008.1 serão abertas na próxima segunda-feira, 1º de setembro, prosseguindo até o dia 10. Os interessados devem se dirigir à Secretaria do CCBS, nos dias úteis, das 8h às 12h e das 13h às 17h, munidos de declaração da coordenação do curso, currículo com comprovações e cópia legível da carteira de identidade e do CPF, para o preenchimento do requerimento de inscrição e do termo de aceitação das normas. Não serão aceitas inscrições pelo Correios, nem será cobrada taxa de inscrição.

Veja o Edital

Joaquim Amorim Neto

O homenageado nasceu em 30 de março de 1934, em Campina Grande, e graduou-se na Faculdade de Medicina de João Pessoa (1961), especializando-se em Ginecologia e Obstetrícia. Em 1974, tornou-se professor de Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Campina Grande (atual CCBS), onde ensinou várias gerações de médicos e chefiou o Departamento de Saúde Materno-Infantil, por dois mandatos.  Eterno apaixonado pela disciplina que lecionava, e pela “Faculdade”, foi homenageado e paraninfo de inúmeras turmas.

Obstetra por vocação, com orgulho se autodenominava “parteiro”, atingiu renome nacional, sendo palestrante em congressos por todo o país. Plantonista e diretor do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea), perseguiu o ideal de garantir assistência obstétrica de boa qualidade à população; contribuindo para o convênio com a Universidade, que transformou a instituição em maternidade-escola. Idealizou e coordenou a Unidade de Gestação de Alto-Risco daquela maternidade, que recebeu o seu nome.

Aposentado como professor, Amorim prosseguiu ligado à disciplina de Obstetrícia, ministrando aulas (5º ano) e preceptorando alunos residentes. O contato com as novas gerações o estimulava e rejuvenescia. Mesmo doente e em cadeira de rodas, continuou freqüentando o Isea, participando de seminários com os internos e realizando visita médica ao Alto Risco. O professor Joaquim Amorim faleceu no dia 31 de outubro do ano passado.

(Marinilson Braga – Ascom/UFCG)

Data: 28/08/2008