Pesquisadores delineiam programação do II Simpósio sobre Mudanças Climáticas

Evento será realizado em Campina Grande no próximo ano

Pesquisadores do Instituto Nacional do Semi-Árido (INSA), Embrapa Semi-Árido (Petrolina/PE), Embrapa Algodão (Campina Grande/PB) e Universidade Federal de Campina Grande  (UFCG)  - através das unidades acadêmicas de Engenharia Agrícola e Ciências Atmosféricas, - se reuniram nesta semana para elaborar o primeiro esboço da programação do II Simpósio sobre Mudanças Climáticas e Desertificação no Semi-Árido Brasileiro, a ser realizado em Campina Grande, no período de 26 a 29 de maio de 2009.

O Simpósio, coordenado pelo INSA e Embrapa Semi-Árido, terá como objetivo promover a interação de instituições e contribuir para o avanço da fronteira do conhecimento científico e tecnológico e o desenvolvimento de estratégias de mitigação e adaptação do Semi-Árido brasileiro aos fenômenos das mudanças climáticas e a desertificação.

Na reunião desta semana, foram propostos para o evento quatro painéis de debates, compostos de três palestras e uma mesa redonda, abordando os seguintes temas: Soluções em Ciência e Tecnologia para Redução dos Impactos das Mudanças Climáticas; Ações no Combate à Desertificação; Políticas Públicas e Educação Ambiental.

Também foi sugerida a realização de uma oficina de trabalho para que se organize a Rede de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas e Desertificação no Semi-Árido Brasileiro.

A programação preliminar será objeto de crítica e sugestões por parte dos atores institucionais que lidam com o tema. O INSA deverá apresentar projeto do evento para financiamento, através do Edital MCT/CNPq/FINEP N º 005/2008 – ARC.

(Aline Guedes – INSA)

Data: 29/08/2008