Jovens da zona rural receberão apoio para intervivência universitária

Está aberto o processo de seleção para projetos de inclusão social de jovens residentes em zona rural, por meio da divulgação do conhecimento e da tecnologia gerado nas instituições de ensino. Os projetos farão parte do Programa Intervivência Universitária, lançado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, com apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e recursos do Fundo Setorial de Agronegócio (CT-Agro), totalizando um investimento de R$ 6 milhões.

O objetivo do Programa é oferecer a oportunidade aos jovens com idade entre 12 e 18 anos residentes e estudantes na Zona Rural, filhos de agricultores e de empregados rurais, que já participem de atividades educativas, extensionistas e organizativas, a adquirirem o conhecimento disponível nas Universidades, Centros Tecnológicos e Escolas Técnicas Públicas.

“O Edital pretende criar oportunidades para que jovens da zona rural participem do ambiente de formação de pessoas qualificadas e de geração de conhecimento nas Instituições de Ensino Superior e Tecnológicas. Pelo programa estes jovens terão acesso às diversas formas de conhecimento, devendo se transformar em agentes de desenvolvimento em suas localidades por meio de um programa inter e multidisciplinar de formação, adaptado às diferentes realidades da zona rural brasileira. A vivência acontecerá nas Instituições, que se responsabilizarão por todas as atividades e logística nos campi, conforme projeto aprovado”, explica Cláudia Queiroz Gorgati, gestora do Edital.

Os projetos poderão cobrir diversas áreas do conhecimento, oferecendo uma formação genérica aos jovens ou focando para temas científicos ou tecnológicos, como a saúde e educação pessoal ou coletiva, a organização social e associativismo, ecologia, legislação ambiental e utilização de recursos naturais, a produção agrícola, zootécnicas e agroecológicas. Também poderão abordar termas como o empreendedorismo, administração rural, negócios e contabilidade, computação, informática e comunicação.

Uma parcela mínima de 30% do valor total do edital será destinado para projetos coordenados por pesquisadores vinculados a instituições sediadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Incluindo também as respectivas áreas de abrangência das Agências de Desenvolvimento Regional, na busca da descentralização regional com a distribuição de recursos mais justa aos pesquisadores de todo país.

Os pesquisadores interessados em concorrer ao edital nº 23/2008 podem inscrever suas propostas até o dia 29 de setembro, por meio do Formulário de Propostas Online, disponível na página do CNPq. Os resultados do julgamento dos projetos serão divulgados a partir do dia 12 de novembro.

Confira o Edital na íntegra no link: http://www.cnpq.br/editais/ct/2008/023.htm.

(Assessoria de Comunicação Social do CNPq)

Data: 29/08/2008