Número de professores da UFCG aumenta em quase 10%

Desde janeiro já foram contratados 81 docentes e mais de 50 devem ser empossados até o final do ano

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) aumentou o seu quadro de docentes em quase 10% no ano de 2008. Segundo a Secretaria de Recursos Humanos (SRH), de janeiro a agosto deste ano, 81 novos professores, aprovados em concursos, assumiram vagas nos seis campi da instituição, onde funcionam dez Centros de ensino (CCBS, CCJS, CCT, CCTA, CEEI, CES, CFP, CH, CSTR e CTRN).

Antes da entrada dos novos docentes, a UFCG contava com 895 professores, distribuídos da seguinte forma: 562 no campus Campina Grande, 75 em Patos, 52 em Sousa, 119 em Cajazeiras, 55 em Cuité e 32 em Pombal. Com os 81 contratados, o quadro atual passou a ser composto por 976 professores.  O diretor de Divisão de Cadastro e Lotações da SRH, Ricardo Trigueiro Moscoso, lembra que a quantidade vai aumentar até o final do ano, tendo em vista que há docentes aprovados em concursos que ainda não foram empossados.

As convocações, frisou Moscovo, acontecem de acordo com o cronograma de atividades dos campi e a necessidade de preenchimento das vagas em cada Centro. Como os campi têm calendários diferentes, as contratações vão acontecendo de forma gradativa”, comenta. Até o final de 2008, serão empossados mais de 50 novos professores.

O aumento no número de docentes, como declara o reitor Thompson Mariz, faz parte do plano de expansão da UFCG e do Programa de Apoio a Programas de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), os quais já têm apresentado resultados significativos para a Universidade Federal de Campina Grande, com a criação de novos campi e novos cursos.

(Rosângela Araújo - Ascom/UFCG)

Data: 01/09/2008