topo_cabecalho
CNPq avalia cooperação com países africanos e sul-americanos

Os comitês gestores dos programas Sul-Americano de Apoio às Atividades de Cooperação em Ciência e Tecnologia (Prosul) e de Cooperação Temática em Matéria de Ciência e Tecnologia (Proáfrica), que apóiam a cooperação multilateral do Brasil com os países sul-americanos e africanos na área de pesquisa, se reuniram nos dias 26 e 27 de agosto, na sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em Brasília. O encontro aconteceu para avaliar os programas e definir a política e as linhas de ação que deverão seguir a cooperação com estes países.

 

“Nosso objetivo de cooperação com a África é a qualificação de recursos humanos e com os países das América do Sul, pretendemos fazer algo que se aproxima do que existe entre os países da União Européia”, disse o presidente do CNPq, Marco Antonio Zago.

 

Os programas Proáfrica e Prosul receberam até o dia 25 de agosto, por meio dos editais do CNPq, novas propostas de cooperação. Para o Prosul, o Ministério da Ciência e Tecnologia, por intermédio do CNPq, aplicará R$ 2 milhões para apoiar projetos conjuntos em ciência, tecnologia e inovação, e redes temáticas, além de realização de eventos. Já no que se refere à cooperação com os países africanos, o Proáfrica conta com R$ 1 milhão para a realização de projetos conjuntos de ciência, tecnologia e inovação, visitas exploratórias e eventos em C&T&I.

 

Durante as reuniões, os comitês avaliaram os programas positivamente, elogiando o formato, considerado bastante flexível, e com boa inserção dentro de suas áreas. A sugestão oferecida pelos comitês foi a realização de reuniões contínuas para análise e avaliação dos programas. Foram, também, agendadas as datas das reuniões de avaliação das propostas recebidas por meio dos editais para a última semana do mês de outubro.

 

(Assessoria de Comunicação Social do CNPq)


Data: 01/09/2008