topo_cabecalho
UFCG participará de projeto do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

O Ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, comunicou ao Reitor, Thompson Fernandes Mariz, que a Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, foi qualificada no Edital daquele Ministério/Programa das Nações Unidas pelo Desenvolvimento - PNUD, para atuar como parceira na implementação e projetos de inclusão produtiva de jovens, dentro do Projeto BRA05/028. A informação foi enviada hoje, quinta-feira, 29 de dezembro.

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento tem como mandato central o combate à pobreza. Em resposta ao compromisso dos líderes mundiais de atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), o PNUD adota uma estratégia integrada, sempre respeitando as especificidades de cada país, para a promoção da governabilidade democrática, o apoio à implantação de políticas públicas e ao desenvolvimento local integrado, a prevenção de crises e a recuperação de países devastados, a utilização sustentável da energia e do meio ambiente, a disseminação da tecnologia da informação e comunicação em prol da inclusão digital, e a luta contra o HIV/AIDS.

O PNUD é uma instituição multilateral e uma rede global presente hoje em 166 países, pois está consciente de que nenhuma nação pode gerir sozinha a crescente agenda de temas do desenvolvimento.

Advogado das mudanças necessárias para a sustentabilidade do planeta e melhores condições de vida dos povos, o PNUD conecta países a conhecimentos, experiências e recursos, ajudando pessoas a construir uma vida mais digna e trabalhando conjuntamente nas soluções traçadas pelos países membros, para fortalecer as capacidades locais e proporcionar acesso tanto aos recursos humanos, técnicos e financeiros do PNUD e da cooperação externa quanto à sua ampla rede de parceiros: governos nacionais e locais, terceiro setor, universidades e centros de excelência, setor privado, outros organismos internacionais.

Em todas as suas ações, o PNUD busca promover os direitos humanos e a participação da mulher nos processos decisórios de sua comunidade. Fórum universal de novas idéias e mecanismos para implementá-las na consecução de seu mandato, o PNUD é, de fato, uma grande Rede de especialistas em desenvolvimento, de melhores práticas, de conhecimentos temáticos, de intercâmbio sobre gestão, de construção coletiva de soluções, através da qual pessoas de todas as culturas, geografias e talentos somam seus esforços em prol do desenvolvimento humano sustentável.

Desde agosto de 2005, o administrador do PNUD é Kemal Derviş, que foi indicado pelo secretário-geral Kofi Annan. Cada gestão do órgão tem um período de cinco anos de duração.

O PNUD evolui no ritmo do Brasil

O trabalho do PNUD no Brasil evolui sempre. Hoje, visa o combate à pobreza; o manejo do meio ambiente e sua utilização de forma sustentável e limpa; e a modernização do Estado brasileiro. O PNUD atua como interlocutor e articulador junto a países, organizações públicas e privadas, agências de fomento e instituições financeiras, contribuindo para a transferência de conhecimentos entre os variados atores do desenvolvimento. O relacionamento entre o PNUD e a sociedade brasileira transcende os compromissos oficiais de cooperação: dificuldades e alegrias vividas pelos brasileiros são compartilhadas pelos funcionários locais e técnicos do Programa, por meio dos diversos projetos que vêm sendo implantados conjuntamente.

A partir do segundo parágrafo até o final, o texto foi extraído da página do PNUD, www.pnud.org.br.


Data: 29/12/2005