Dia do Biólogo é comemorado no Centro de Educação e Saúde

Graduação em Biologia é ministrada no campus Cuité

Os alunos do curso de Biologia do Centro de Educação e Saúde (CES) da UFCG, campus Cuité, comemoram nesta quarta-feira, dia 3 de setembro, o Dia do Biólogo, data que foi regulamentada em 1979 pela Lei nº 6.684.

O biólogo estuda a origem, estrutura, evolução e função dos seres vivos e deve ser um profissional generalista, crítico e ético, consciente da necessidade de atuar com qualidade e responsabilidade em prol da conservação e manejo da biodiversidade, meio ambiente, políticas de saúde, biotecnologia e biossegurança.

Durante o II Encontro de Biologia da UFCG, realizado de 27 a 29 de agosto passado, no CES, um dos temas abordados foi a Genética, que é uma área recente da biologia e que torna esse profissional ainda mais requisitado.

Para o aluno do 5º ano do curso de Biologia, Demétrius Aires Medeiros Silva, essa nova modalidade vem proporcionar uma maior visibilidade para o biólogo. “Para nós, alunos de biologia, essa data é um marco, devido a introdução no currículo de novas modalidades que envolvem diversas áreas do saber científico”, afirmou.

Outro motivo de comemoração neste dia é a escolha do projeto Cultivo de Tilápias Orechromis Nicoticus em tanques-redes no Açude Boqueirão do Cais, pelo Prêmio Banco Real de Sustentabilidade, que ficou entre os 15 projetos selecionados dentre os cerca de 400 enviados. O projeto, coordenado pela professora Marisa de Oliveira Apolinário, é do CES, em parceria com a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB) e o Programa de Estudos e Ações para o Semi-Árido (PEASA) da UFCG.

Para a professora Marisa, é uma grande satisfação comemorar esse dia, principalmente podendo avaliar as conquistas alcançadas. “Essa data vem consolidar todas as ações desenvolvidas pela coordenação do nosso curso e dos nossos projetos. Hoje parabenizo todos os profissionais da Biologia e que busquemos cada vez mais destacar nossas ações na comunidade científica e acadêmica”, disse.

(Luciana Macedo Teixeira – CES/UFCG)

Data: 03/09/2008