MEC apresenta prêmio na Feira do Livro

O Ministério da Educação e a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República apresentam neste sábado, 6, às 14h, na Feira do Livro, em Brasília, o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos. Participam do encontro com o público representantes da Organização dos Estados Ibero-Americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI), entidade que coordena a iniciativa, e do Ministério da Justiça. A 27ª Feira do Livro de Brasília estende-se até domingo, 7, no shopping Pátio Brasil.

Podem concorrer ao prêmio, que vai distribuir R$ 100 mil, secretarias estaduais e municipais de educação, escolas e universidades. As inscrições estão abertas até 6 de outubro. O prêmio é alusivo à Declaração Universal dos Direitos Humanos, que em 2008 comemora 60 anos. Entre os objetivos está a formação de uma cultura que promova valores, atitudes e práticas sociais em defesa dos direitos das pessoas em todos os espaços da sociedade.

As secretarias estaduais e municipais de educação devem apresentar trabalhos sobre a inclusão dos direitos humanos nos currículos da educação básica. As escolas públicas e particulares podem inscrever experiências de incorporação da temática dos direitos humanos em seus projetos político-pedagógicos. As instituições de educação superior, públicas e particulares, concorrem em duas categorias. Podem relatar experiências que envolvam a formação continuada de profissionais da educação ou ações de extensão na comunidade.

Cada categoria vai receber R$ 15 mil pelo primeiro lugar e R$ 5 mil pelo segundo, além de diploma e troféu. O regulamento detalha as etapas do prêmio.

(Ionice Lorenzoni – MEC)

Data: 05/09/2008