Instituído o Comitê Gestor do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFCG

Órgão regulamentará o patenteamento de pesquisas e projetos da instituição e a incubação de empresas

Sob a presidência do reitor Thompson Mariz, foi instituído nesta segunda-feira, 8, o Comitê Gestor do Programa de Inovação e Transferência de Tecnologia da Universitário da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O comitê estabelecerá as políticas de incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no âmbito da universidade, regulamentando as atividades de incubação de empresas, propriedade intelectual, transferência e licenciamento de tecnologia da instituição. A primeira reunião aconteceu na manhã desta segunda, no Gabinete do Reitor.

O programa ajusta a universidade à Lei N° 10.973, Lei da Inovação, que dispõe sobre os incentivos no ambiente produtivo com vistas à capacitação e ao alcance da autonomia tecnológica e ao desenvolvimento industrial do país; e será composto pelo Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT), que será coordenado pelo professor Carlos Minor Tomiyoshi e trabalhará em consonância com o Comitê Gestor.

Thompson Mariz disse que um novo tempo nas relações de pesquisa e mercado se estabelece com a criação do NITT, não só pela logística, e que o programa se traduzirá na consolidação da universidade como criadora e inovadora de tecnologia. "O patenteamento das pesquisas e projetos da instituição e a valorização dos seus pesquisadores consolidará a marca UFCG no mundo da ciência e tecnologia".

Comitê Gestor

Presidente: reitor Thompson Mariz

Vice-presidente: Michel Fossy (representante da Câmara Superior de Pós-graduação)

Carlos Minor: coordenador do Nitt

Wellington Santos (representante do Colegiado Pleno)

Gelmires de Araújo (representante do Colegiado Pleno)

Lucinete Fortunato (representante da Câmara Superior de Pesquisa e Extensão)

Vicemário Simões (representante da Câmara Superior de Ensino)

Bruno Correia  (representante da Câmara Superior de Gestão Administrativo-financeira)

Juliana Wanderley (representante da Câmara Superior de Gestão Administrativo-financeira).

(Marinilson Braga – 08.09.08)

Data: 08/09/2008