topo_cabecalho
UFCG vai implantar 15 Centros Vocacionais Tecnológicos na Paraíba

Apresentação das unidades aconteceu no Museu Interativo do Semi-Árido

 

Foram apresentados nesta terça, 9, na sala de multimídia do Museu Interativo do Semi-Árido (MISA/Peasa/UFCG), os projetos da Rede Paraibana de CVTs - Centros Vocacionais Tecnológicos, que a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) vai implantar em vários municípios paraibanos, seguindo a demanda vocacional de cada região. A Rede Paraibana de CVTs é coordenada pela Secretaria de Projetos Estratégicos da UFCG (SPE), pelo Programa de Estudos e Ações Para o Semi-Árido (Peasa) e pela Fundação Parque Tecnológico da Paraíba. Serão implantados 15 Centros Vocacionais.

 

Na reunião de hoje, representantes de centros acadêmicos dos diversos campi da UFCG apresentaram os Centros Vocacionais Tecnológicos que serão implantados em cada região, os quais seguem especificações de capacitação profissional e popularização de C&T. A reunião contou com a presença da consultora em elaboração e implantação de projetos de CVTs da Bahia, Marjourie Neves.

 

Na Paraíba, serão implantados CVTs na área de Produção Mineral, em Nova Palmeira; Turismo Rural, em São João do Rio do Peixe; Reaproveitamento de Resíduos Sólidos, em Campina Grande; Produção Cultural, em Cabaceiras; Tecnologia da Informação, em Itabaiana; Agroindústria e Ecoturismo, em Araruna; Farmácia Viva, em Cajazeiras.

 

E ainda, Tecnologia Rural, em Patos; Centro Interdisciplinar de Atenção Básica, em Cuité; Agroindustrialização e Capacitação em Biocombustíveis, em Nova Floresta; Ciência e Tecnologia para a comunidade indígena, Baía da Traição; Ovinocaprinocultura, em Sumé; Agroindústria, em Pombal; Manejo de água, solo e plantas do Semi-Árido, em Coremas; Piscicultura e Apicultura, em Itaporanga.

 

Nesta quarta, 10, a consultora Marjourie Neves se reunirá com a equipe da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, do Peasa e da SPE para definição dos trâmites da gestão administrativa de projeto da Rede CVT.

 

Os Centros Vocacionais Tecnológicos são unidades de ensino e de profissionalização, voltados para a difusão do acesso ao conhecimento científico e tecnológico, conhecimentos práticos na área de serviços técnicos, além da transferência de conhecimentos tecnológicos na área de processo produtivo.

 

Estão direcionados para a capacitação tecnológica da população, como uma unidade de formação profissional básica, de experimentação científica, de investigação da realidade e prestação de serviços especializados, levando-se em conta a vocação da região onde se insere, promovendo a melhoria dos processos.

 

A ação de apoiar a modernização e implantação de Centros Vocacionais Tecnológicos faz parte do Programa de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia, que visa tornar os conhecimentos científicos e tecnológicos acessíveis a uma maior parcela da população. A divulgação científica e tecnológica, que é um dos ramos da educação informal, tem um papel importante na formação permanente de cada pessoa e no aumento da qualificação geral científico-tecnológica da sociedade.

 

(Helda Suene - Asscom MISA/Peasa)


Data: 09/09/2008