Inscrições para o Prêmio INSA vão até o dia 20 de setembro

Classificado em 1º lugar fará viagem ao Museu Goeldi

O Instituto Nacional do Semi-Árido (INSA) está com inscrições abertas até o próximo dia 20 de setembro para a segunda edição do Prêmio INSA Celso Furtado, que este ano terá como tema “Semi-Árido: História e vida de um lugar”. Os interessados deverão elaborar uma cartilha, que deverá ser escrita à mão e enviada junto com o formulário de inscrição para a sede do Instituto, localizada em Campina Grande/PB.

De acordo com a coordenadora do Prêmio, Alecksandra Lacerda, o concurso tem o objetivo de incentivar a participação da classe estudantil na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece no mês de outubro, em todo o Brasil. Alecksandra explica que a idéia poderá ser apresentada de forma romanceada, desde que ilustrada com desenhos originais, ou em forma de história em quadrinhos.

As cartilhas serão avaliadas por uma comissão julgadora composta por seis membros, sendo três representantes do INSA, um representante da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), um da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e outro representando a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Entre os itens avaliados pela Comissão Julgadora estará a originalidade a estética e a criatividade.

As inscrições são gratuitas. O endereço para o encaminhamento ou entrega da cartilha é: Instituto Nacional do Semi-Árido – INSA – Av. Floriano Peixoto, 715 – Prédio da Associação Comercial e Empresarial - 2º andar - Centro, Campina Grande/PB, CEP 58.100-001.

Sobre a premiação

Os prêmios serão concedidos, da seguinte forma: O primeiro lugar ganhará uma viagem ida e volta para Belém (PA), acompanhado pelo professor-orientador, objetivando uma visita ao Museu Paraense Emílio Goeldi. Segundo e terceiro lugares receberão troféus e certificados.

Os trabalhos premiados nos três primeiros lugares também poderão ser publicados na íntegra pelo INSA e distribuídos gratuitamente às bibliotecas das escolas públicas do Semi-Árido brasileiro.

A solenidade de entrega dos prêmios ocorrerá por ocasião da abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, no próximo mês de outubro.

O Edital está disponível no site www.insa.gov.br. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (83) 2101-6405.

(Aline Guedes – Ascom INSA)

Data: 11/09/2008