topo_cabecalho
Capes aumenta acervo do Portal Periódico

Entre 2003 e 2008, o governo federal incluiu 10,2 mil novos títulos no Portal Brasileiro de Revistas Científicas que é uma ferramenta oferecida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) para pesquisas sobre toda a produção científica atualizada do mundo. O Portal foi criado para democratizar o acesso à informação no meio acadêmico-científico, e atende, atualmente, 194 instituições brasileiras.

 

O acesso está disponivel para as instituições federais de ensino superior, instituições de pesquisa com pós-graduação avaliadas pela CAPES (conceito 4), instituições públicas de ensino superior estaduais e municipais com pós-graduação avaliada pela CAPES (conceito 4), instituições privadas de ensino superior com pelo menos um doutorado com avaliação trienal 5 (cinco) ou superior pela CAPES têm acesso a mais de 12.365 titulos com texto completo e 126 bases de dados referenciais. E também instituições que aderirem ao programa na categoria "usuário colaborador".

 

Cumprindo o objetivo de incrementar o acervo para melhor atender à comunidade científica, foram feitas novas assinaturas para o Portal com novos conteúdos importantes para suas pesquisas.

 

São 222 títulos de periódicos da Coleção JSTOR - Art & Sciences Collection nas áreas das Ciências Sociais, Ciências Humanas, Lingüística, Letras e Artes, com ênfase em língua e literatura, música, teatro, folclore, religião, história e arquitetura; bases nas áreas de Música, Artes e Religião do editor Alexander Street Press, que incluem documentos contendo trabalhos sobre reforma protestante e pós-reforma.

 

A base The Digital Library of Catholic Reformation totaliza cerca de 300 mil páginas de trabalhos dos mais importantes teólogos do século XX, uma visão da religião na história do ocidente.

 

Há, também, as bases de Artes e de Música com destaque às partituras, composições e gravações de músicas clássicas e, por último, temos a Encyclopedia Britannica Online: Academic Edition que oferece artigos de texto completo de mais de 700 periódicos internacionais, o Atlas Mundial, ferramentas de análise de dados demográficos. Inclui, também, o dicionário Merriam-Webster, clássicos da literatura, filosofia e de ciências, biografias, vídeos e manchetes dos jornais The New York Times e BBC News.

 

Os títulos estão classificados nas áreas de ciências biológicas e da saúde, tendo sido contratados diretamente de importantes associações e sociedades científicas. Acesse aqui o Portal de Periodicos da Capes.

 

(Assessoria de Comunicação da Capes)


Data: 11/09/2008