Cursos de mestrado e doutorado da UFCG são renovados pela Capes

Os cursos de doutorado em Ciências Sociais e os mestrados em Recursos Naturais, Ciências Sociais, Física e História da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foram renovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), após passarem pela avaliação periódica.

Na avaliação da Capes, feita por comissões especializadas em cada área, foram observados requisitos como produção científica, publicações nacionais e internacionais e todo o desempenho dos estudantes e professores. O Conselho Técnico e Científico da Capes concedeu nota 4 ao doutorado em Ciências Sociais e aos mestrados em Recursos Naturais e Ciências Sociais; e nota 3 aos mestrados em Física e em História.

A nota máxima para o doutorado é 7 e para o mestrado, 5. Considera-se desabilitado ao funcionamento os cursos com notas inferiores a 3. A avaliação é feita a cada três anos, caso as notas exigidas não sejam alcançadas, os cursos são descredenciados. A avaliação é feita em períodos distintos. Este ano, da UFCG, só estes cinco passaram pelo crivo da Capes.

Para o coordenador Geral de Pesquisas da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG), Mário Eduardo da Mata, o reconhecimento dos cursos reflete a responsabilidade da UFCG com o ensino e a pesquisa em nível de pós-graduação.

(Rosângela Araújo – Ascom/UFCG)

Data: 12/09/2008