Últimos dias para envio de propostas ao edital dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia

Prazo encerra-se na próxima quinta-feira, dia 18 de setembro

A expectativa do MCT e do CNPq é instalar cerca de 60 institutos que funcionarão de forma multicêntricas, sob a coordenação de uma instituição-sede que já tenha competência em determinada área de pesquisa.

Os institutos nacionais deverão ocupar posição estratégica no Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia pela sua característica de ter um foco temático em uma área de conhecimento, para desenvolvimento a longo prazo, como pela complexidade maior de sua organização e porte do financiamento.

As propostas para formação de institutos deverão ser apresentadas por pesquisadores de reconhecida competência nacional e internacional na sua área de atuação.

Cada Instituto deve ter um programa bem definido, com metas quantitativas e qualitativas, compreendendo quatro missões: pesquisa, formação de recursos humanos, transferência de conhecimento para e para a sociedade, para o setor produtivo e o governo, de forma a permitir avanços científicos substanciais ou desenvolvimento tecnológico inovador. "O objetivo da iniciativa é financiar programas de pesquisa e não pequenos projetos", disse o presidente do CNPq, Marco Antonio Zago.

A criação dos institutos conta com a parceria da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e das Fundações de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), do Pará (Fapespa), de São Paulo (Fapesp), Minas Gerais (Fapemig) e Rio de Janeiro (Faperj).

Estão disponíveis R$ 475 milhões, representando o maior valor de uma chamada pública para apoio à pesquisa no país. Para os estados do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e o Espírito Santo serão destinados 35% dos recursos, ficando a Região Sudeste com 50% e a Sul com 15%.

Metade dos recursos será reservada para projetos em 19 áreas consideradas estratégicas pelo Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação (PACT&I - 2007-2010), como Biotecnologia, Nanotecnologia, Tecnologias da Informação e Comunicação, Saúde, Biocombustíveis, Energia Elétrica, Hidrogênio e Fontes Renováveis de Energia, Petróleo, Gás e Carvão Mineral, Agronegócio, Biodiversidade e Recursos Naturais, Amazônia, Semi-Árido, mudanças Climáticas, Programa Espacial, Programa Nuclear, Defesa Nacional, Segurança Pública, Educação, Mar e Antártica e Inclusão Social.

O restante será utilizado para apoiar as melhores propostas da demanda espontânea de todas as áreas do conhecimento.

As propostas devem ser encaminhadas ao CNPq exclusivamente via internet, por intermédio do Formulário de Proposta Online, até o próximo dia 18 de setembro. A divulgação dos resultados da seleção será em 17 de novembro, iniciando-se a contratação dos projetos a partir de 5 de dezembro.

Informações sobre o edital: http://www.cnpq.br/editais/ct/2008/015.htm.

(Assessoria de Comunicação do CNPq)

Data: 15/09/2008