IPHAN realiza Primavera dos Museus 2008

Museu do Semi-Árido lança concurso de fotografias durante evento na Paraíba

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) realiza nos dias 20 e 21 a Primavera dos Museus, com o tema "Museus e o diálogo intercultural". Ao todo serão realizados mais de 580 eventos com o envolvimento de 235 instituições museológicas de todo o país. Na Paraíba, o Museu Interativo do Semi-Árido (MISA_Peasa/UFCG) estará com uma programação que vai de 19 a 21 de setembro, no Shopping Luiza Motta, em Campina Grande, com exposições e lançamento do 1º Concurso Fotográfico do MISA "Revelando as Belezas do Semi-Árido".

Como parte da programação do MISA o público vai poder conferir a Exposição Itinerante Viver e Compreender o Semi-Árido; e a exposição Paisagens e Detalhes da Caatinga, do profº Fernando Zanella, da UFCG (Universidade Federal de Campina Grande), Campus de Patos. O concurso de fotografias é destinado ao público em geral (categoria amador), e tem como objetivo mostrar o Semi-Árido aos olhos do povo. O Semi-Árido que o povo conheceu, conhece ou vai conhecer.

As inscrições para o concurso de fotografias podem ser feitas pessoalmente no Museu Interativo do Semi-Árido, situado no Campus da UFCG de Campina Grande, ou pelos Correios, até o dia 10 de outubro de 2008. O regulamento e ficha de inscrição já estão na página do MISA (www.museusemiarido.org.br). O concurso é uma realização do Misa_Peasa/UFCG e da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), também associada à ABIPTI, com apoio da Data Shop Informática, Lab Filmes, Trajjetus Turismo e Shopping Luiza Motta.

O tema dos trabalhos é a natureza e as belezas da região Semi-Árida. As fotos poderão mostrar árvores, flores, parques, paisagens, plantas, aves, animais e áreas preservadas, exclusivamente do Semi-Árido. Não serão aceitas fotografias que já tenham sido publicadas, exibidas em público, recebido algum prêmio ou de outras localidades. Uma comissão julgadora selecionará as 30 melhores fotografias que serão ampliadas para serem exibidas no site do Misa. Posteriormente, a exposição percorrerá escolas, entidades e outros locais que desejarem sediar a mostra.

A divulgação do resultado oficial e entrega dos prêmios aos fotógrafos, autores das três fotos premiadas, ocorrerá na abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece no dia 20 de outubro. Informações adicionais podem ser obtidas no Misa pelo telefone (83) 3310-1591.

(Helda Suene - Asscom MISA_Peasa/UFCG)

Data: 16/09/2008