Futura exibe documentários feitos por universitários

Os programas são transmitidos às 18h20 nas quartas-feiras

Desde o dia 27 de agosto é possível conferir o resultado do trabalho desenvolvido por mais 36 estudantes universitários durante a 3º edição da Oficina de Vídeo Geração Futura Universidades Parceiras. O programa desenvolvido em fevereiro deste ano, promoveu durante duas semanas um workshop com profissionais do Canal Futura e palestrantes convidados. Os alunos aprenderam dicas sobre práticas de produção em TV como roteiro, conteúdo, criação de programas, jornalismo, produção, edição, fotografia e composição gráfica. Como em todo ano, a partir de um tema pré-desenvolvido durante a oficina, os alunos produzem interprogramas ao retornarem para suas cidades. Nesta edição o tema escolhido foi democracia. Os universitários procuraram captar e contar as histórias, visões, perspectivas e interpretações do que é a democracia. O programa é exibido às quartas, 18h20, com reprise as segundas, as 22h20.

O objetivo do Geração Futura Universidades Parceiras é buscar maior interação entre o Canal Futura e as Instituições de Ensino Superior que hoje retransmitem a programação Futura, através de suas TVs universitárias nos diversos estados do Brasil, e outras, que são parceiras em co-produções em projetos audiovisuais. Seguem as sinopses dos programas desenvolvidos pelos estudantes:

17/09 - Democracia e o poder do voto - Com o interprograma "Lembranças de um passado", os alunos da UNAMA (Universidade do Amazônia) mostram dois idosos que contam suas memórias da história política do Brasil entre os anos 40 e 70. Os universitários da UNIVAP (Universidade do Vale do Paraíba) mostram a democracia fora dos grandes centros, na Ilha Vitória, no litoral norte paulista, onde os moradores exercem a cidadania através do voto. Simulando um plebiscito como forma de manifestação, os estudantes da UNOESTE (Universidade do Oeste Paulista) apresentam o interprograma "Voto obrigatório é democracia".

24/09 - Democracia e Juventude - Alunos da UNISINOS (Universidade do Vale do Rio dos Sinos) contam um pouco da história da esquina democrática em Porto Alegre, onde, desde os anos 80, acontecem grandes manifestações políticas e culturais. Com o interprograma "A, B, C Democracia", o aluno da UNAERP (Universidade de Riberão Preto) de Guarujá fala da democracia na perspectiva das crianças de hoje. O que os jovens pensam sobre o voto, suas dúvidas, incertezas e expectativas sobre o Brasil e o mundo são o tema abordado pelo CEFET de Campos (Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos) no interprograma "Voto ou não voto?". E os alunos da UNIPAR (Universidade Paranaense) falam de "Solidariedade e Democracia" com a história de um jovem sonhador que luta por uma política mais justa, e tem por objetivo incentivar os jovens a se envolverem nas questões sociais através da cultura e conscientização política.

01/10 - Democracia e Cidadania - O aluno da UFAM (Universidade Federal do Amazonas) apresenta a realidade de transexuais em Manaus e a sua luta organizada por direitos civis com o interprograma "Eu. TRANSpondo a regra". Tomando como exemplo a construção do Teatro João Paulo II, os universitários da UFPI (Universidade Federal do Piauí) introduzem uma forma de democracia participativa, com cidadãos que decidem em que será aplicado o orçamento público. E com "Sociedade dos Excluídos - Democracia No Lixão", os alunos da Faculdade Pitágoras mostram a realidade de um lixão municipal, onde os catadores, mesmo "esquecidos", se organizam em prol da própria sobrevivência e da manutenção da atividade.

(Portal Universia)

Data: 16/09/2008