Comitiva japonesa visitará a UFCG na próxima semana

Professores da Universidade de Ehime virão tratar do convênio de cooperação existente entre as duas instituições

Nos próximos dias 24 e 25, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) receberá a visita de uma comitiva de professores da Universidade de Ehime, do Japão. A comitiva, liderada pelo professor Koichi Suzuki, será recebida em audiência pelo reitor Thompson Mariz, ocasião em que serão tratados assuntos relativos ao convênio de cooperação acadêmica existente entre as duas instituições. Também está previsto um almoço comemorativo reunindo os visitantes e ex-alunos de intercâmbios já realizados.

A UFCG mantém convênio técnico-científico com universidades japonesas desde o início da década de 1970, dentre as quais as de Kyoto, Tottori e Ehime. Com esta última, mantém convênio formal de cooperação desde 1995, o que tem permitido intenso intercâmbio de estudantes de graduação e pós-graduação e de professores.

Na UFCG, o convênio é coordenado pelo professor Vajapeyam Srinivasan, da Unidade Acadêmica de Engenharia Civil, e na Universidade de Ehime, pelo professor Koichi Suzuki, do Departamento de Engenharia de Produção e Meio Ambiente.

Criada em 1949, a Universidade de Ehime é uma das 20 melhores universidades japonesas. Tem cerca de 10 mil estudantes e 2 mil servidores, entre professores e técnico-administrativos. Possui seis faculdades: Direito e Letras, Educação, Ciências, Medicina, Engenharia e Agricultura. Matsuyama, cidade onde está sediada, é a maior cidade da ilha de Shikoku, com cerca de 500 mil habitantes.

(Kennyo Alex – Ascom/UFCG)

Data: 17/09/2008