Aos usuários do Sistema de Currículos da Plataforma Lattes do CNPq

Em matéria sobre a Plataforma Lattes, divulgada no site do CNPq (Sala de Imprensa) em 16 de junho de 2008, foi enfatizado o elevado grau de relevância e abrangência desta base curricular, que comporta hoje, aproximadamente, um milhão e duzentos mil currículos. O texto destacava, ainda, os esforços para aumentar a confiabilidade do sistema, pela implementação de numerosos mecanismos de certificação externa das informações dos currículos, como, por exemplo, a certificação pelo DOI e pela Base Scopus.

Em continuidade ao aperfeiçoamento da Base Lattes, o Conselho Deliberativo do CNPq criou uma comissão de acompanhamento e verificação da consistência e da confiabilidade das informações constantes dos currículos, composta por renomados e ilibados pesquisadores e por servidores desta agência (RN-018/2008).

A comissão tomou posse em 7 de agosto de 2008 e iniciou os trabalhos revisando os currículos já inseridos, no sentido de esclarecer dúvidas sobre dados registrados, visando fortalecer a reconhecida confiança da sociedade no sistema.

Diante disso, o CNPq solicita aos pesquisadores que dediquem o máximo de atenção e esforço para garantir informações acuradas, alterando-as e atualizando-as, de modo a que o sistema curricular retrate a fiel realidade, evitando constrangimentos ao responsável.

(Assessoria de Comunicação Social do CNPq)

Data: 18/09/2008