Recital de piano encerra programação de abertura do semestre no CH

O Centro de Humanidades da UFCG promove nesta sexta-feira, 19, a partir das 19h, no auditório do Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, no campus Campina Grande, um Recital com o pianista Anderson de Alcântara Correia.

Este evento encerra a programação especial de abertura do semestre letivo 2008.2, no Centro de Humanidades, que começou na última quarta-feira, 17, no auditório da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia (UAAMI), com as apresentações do Coral Universitário Coro em Canto e da Aula Inaugural intitulada A Função Social da Poesia, ministrada pelo Dr. José Hélder Pinheiro, professor da Unidade Acadêmica de Letras (UAL).

Na quinta-feira à noite, no auditório do Centro de Extensão da UFCG, foi realizada a Recepção aos Feras dos cursos de graduação do CH, a qual teve início com a apresentação da soprano Mérlia Faustino, interpretando três árias italianas do período Barroco. Em seguida, os novos alunos receberam as boas-vindas do diretor do Centro, professor Lemuel Guerra, e conheceram um pouco da estrutura organizacional da UFCG, como também os programas de bolsas oferecidos pela instituição.

Na manhã desta sexta-feira foi realizada uma reunião com os técnico-administrativos do CH. Na oportunidade, os servidores fizeram leituras de poemas e também críticas e sugestões visando à melhoria do ambiente de trabalho.

Lemuel destacou o objetivo principal da programação neste semestre. "O mote principal da programação de abertura do semestre letivo 2008.2, no CH, é a poesia. A nossa proposta é enfatizar a importância da poesia em todas as áreas da atividade acadêmica", afirmou.

"O lirismo continua em cena esta noite, no auditório do Centro de Extensão da UFCG, com a apresentação do Recital de Piano que encerra esta programação especial e que contou com uma significativa participação dos três segmentos que compõem a UFCG", finalizou o diretor.

Programa do recital

H. Villa Lobos: A Lenda do Caboclo

C. Debussy: Prelúdios: 1) La Cathédrale Engloutie; 2) Minstrels; 3) Ce qu'a vu le vent d'ouest

F. Liszt: Sonata em Si menor

O pianista

"Estou muito contente por mais essa oportunidade de estar em Campina Grande para participar deste evento cultural".

Anderson de Alcântara Correia nasceu em João Pessoa (PB) e iniciou seus estudos musicais em 1988 na Academia Mascarenhas. Desde então, trabalhou com os professores: Éldia Carla M. de Farias, José Alberto Kaplan, Heloísa Müller e José Henrique Martins.

Em 2002 graduou-se no Curso de Bacharelado em Música da UFPB. Atualmente está cursando Mestrado em Música pela UFPB, na área de Práticas Interpretativas e sub-área Piano, onde é orientado por José Henrique Martins.

Participou de vários concursos de Piano e recebeu diversos prêmios na região Nordeste. Apresentou-se nas principais cidades da região: João Pessoa, Campina Grande, Natal, Recife e Fortaleza, realizando recitais de piano e música de câmera, além de concertos com orquestra nas diversas Escolas de Música e Universidades.

Além da carreira como pianista, também atuou como corista e regente de coros e orquestras infanto-juvenis, desde 1992, apresentando-se em várias cidades do Nordeste, além de turnês no Brasil, Argentina, Estados Unidos e Portugal.

(Franz Mikhailovitch - Assessoria de Imprensa do CH/UFCG)

Data: 19/09/2008