UFCG inicia Curso de Capacitação em Hidrometria na próxima segunda

Aulas acontecerão na modalidade à distância com dois encontros presenciais

Mais de 50 pessoas de todo o Nordeste participarão a partir da próxima segunda-feira, 22, do Curso de Capacitação em Hidrometria elaborado pela Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola da UFCG. As aulas serão ministradas na modalidade à distância com dois encontros presenciais

O curso será dividido em dois módulos. O primeiro, que se inicia na segunda, tratará de Gestão Integrada de Recursos Hídricos e Barragens Subterrâneas. O segundo, previsto para começar em fevereiro de 2009, terá como temas: Qualidade de Água e Ecobatimetria. Os temas fazem parte dos conteúdos que compõem quatro livros publicados pela UFCG.

De acordo com o coordenador da capacitação, José Geraldo de Vasconcelos Baracuhy, o objetivo do curso é descrever técnicas de gestão integrada dos recursos hídricos, destacando a importância das matas ciliares presentes nos rios, riachos e açudes, como também o uso da água para as mais diversas finalidades.

O público alvo são técnicos de nível médio que atuam em atividades voltadas à área de recursos hídricos na região semi-árida nordestina.

Os dois encontros presenciais acontecerão no campus Campina Grande, sendo o primeiro realizado na metade do primeiro módulo. O curso terá carga horária de 400 horas, sendo 320 semipresenciais, e 80 presenciais.

O contato dos alunos com a equipe de professores será através do endereço: www.deag.ufcg.edu.br/licta. Todos os participantes terão uma senha particular para interagir com os docentes.

Ainda será disponibilizado aos alunos o email hidrometria@deag.ufcg.edu.br, para envio de materiais e assuntos de outros interesses. O material didático será enviado periodicamente através do correio eletrônico e postado para o aluno, obedecendo ao cronograma acadêmico das disciplinas previamente estabelecido. No material haverá um pré-teste, onde o aluno verificará seu nível de conhecimento.

Após cada módulo, o estudante fará o pós-teste e o encaminhará para os professores, que avaliarão as respostas e concederão as notas. O aluno que cumprir todas as normas receberá, ao final do curso, certificado emitido pela UFCG.

(Rosângela Araújo – Ascom/UFCG)

Data: 19/09/2008