UFCG sedia provas da Olimpíada Brasileira de Física 2008 neste sábado

Os campi da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) nas cidades de Campina Grande, Cajazeiras, Cuité, Patos e Sousa sediarão, neste sábado, 20, a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Física 2008. Os aprovados nesta etapa participarão de etapa nacional, com questões experimentais, em novembro. As provas serão realizadas das 13h às 17h.

Este ano só participam desta etapa, com questões discursivas, os alunos das escolas que atingiram a média – 6,0 para a 8ª Série do ensino fundamental; 7,0 para 1º e 2º ano do médio; e 8,0 para o 3º ano - na primeira fase, no dia 16 de agosto.

Despertar e estimular interesse

A Olimpíada é um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF) objetivando despertar e estimular o interesse pela disciplina, proporcionar desafios aos estudantes, aproximar a universidade do ensino médio e identificar os estudantes talentosos em Física, preparando-os para as olimpíadas internacionais e estimulando-os a seguir carreiras científico-tecnológicas.

Na Olimpíada Mundial, ano passado, o Brasil obteve a melhor colocação entre os países latino-americanos e superou Cuba, que tem tradição nesse tipo de evento.

(Marinilson Braga – Ascom/UFCG)

Data: 19/09/2008