topo_cabecalho
Taxa de analfabetismo no país cai para 10%

Número de crianças matriculadas na escola se mantém em padrão elevado; educadores pedem ações qualitativas para o setor

A taxa de analfabetismo caiu de 10,4% da população em 2006, com 15 anos ou mais, para 10% em 2007, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2007, divulgada nesta quinta-feira pelo IBGE. Mesmo assim, o número de brasileiros analfabetos somava 14,1 milhões.

Projeções da Unesco mostram que, na América Latina e no Caribe, apenas países muito pobres têm índices maiores do que o do Brasil. É o caso dos recordistas Haiti (37,9%) e Guatemala (26,8%).

Mesmo países com renda média bem inferior à do Brasil têm desempenho melhor. Na conflagrada Bolívia, por exemplo, a taxa de analfabetismo é de 9,7%. No Equador, 7,4%.

Aqui, apesar da melhora do número total em 2007, a taxa de analfabetismo não caiu nas faixas de 10 a 14 anos e de 15 a 17 anos -ao contrário, houve ligeiro aumento, que os especialistas consideram desprezível estatisticamente.

Entre os mais novos, o número de analfabetos passou de 3% para 3,1% do total. Na faixa de 15 a 17 anos, foi de 1,6% a 1,7%. Mas, na região Nordeste, o analfabetismo entre as crianças de 10 a 14 anos aumentou mais expressivamente: 0,4 ponto percentual (de 6,4% para 6,8%), assim como no Centro-Oeste (de 1% para 1,5%).

Já o percentual dos chamados analfabetos funcionais (pessoas com menos de quatro anos de escolaridade, segundo a metodologia do IBGE) teve ligeira redução (0,6 ponto percentual), mas está em patamar elevado: 21,6% dos brasileiros com mais de 15 anos. No Nordeste, a taxa é de 33,5%.

Os dados relativos à escolarização mostram que há avanços na faixa mais jovem: em 2007, 70,1% das crianças com 4 ou 5 anos estavam na escola (em 2006, eram 67,6%). Já na faixa etária que vai até 18 anos, o percentual ficou estabilizado em níveis altos. Entre as crianças de 7 a 14 anos, 97,6% estavam matriculadas em 2007 (o mesmo percentual de 2006).

Já para os jovens de 18 a 24 anos, esse percentual caiu de 31,7% em 2006 para 30,9% no ano passado. "Pode ser efeito do avanço dos cursos tecnológicos, que são mais curtos do que os universitários", diz Maria Lúcia Vieira.

Segundo especialistas, os dados da Pnad de 2007 deixam claro que o Brasil está conseguindo atingir metas quantitativas, ampliando o acesso da população mais jovem à escola. Mas eles advertem que será preciso elaborar políticas públicas para incentivar a permanência na escola e elevar a qualidade do ensino.

Para o economista Cláudio Moura e Castro, consultor na área de educação, o desafio agora é o de formular políticas que levem qualidade aos bancos escolares: "A qualidade é muitíssimo ruim. Além disso, o impacto de programas como o bolsa-família na freqüência escolar está num ponto de saturação. Não é possível achar que se trata de um programa com efeitos na educação. O Bolsa-Família é um mecanismo de distribuição de renda".


Para Haddad, analfabetismo ainda cai de forma lenta

Em entrevista à Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o ministro da Educação, Fernando Haddad, reconheceu que a queda está se dando de forma lenta.

"Em 2006 caiu 0,7% e agora, 0,4%. A média dos últimos dois anos é superior à média histórica, mas a nossa expectativa, com o novo desenho do programa Brasil Alfabetizado é que a taxa em 2008 caia mais rapidamente", avaliou.

Segundo o ministro, os números se explicam em parte pelo fato de que boa parte dos alunos atendidos pelo programa Brasil Alfabetizados não são analfabetos absolutos.

"Muitas pessoas que às vezes escrevem e lêem mal se valem do Brasil Alfabetizado para aperfeiçoar seus conhecimentos. Então, quando a gente fala que o programa atendeu 1 milhão, por que a taxa não caiu mais? Porque grande parte desses alunos não se declaram analfabetos absolutos porque já possuem um conhecimento preliminar da língua", explicou.

Mesmo com a queda lenta dos números, Haddad acredita que o Brasil irá cumprir o compromisso assinado em 2000 com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (Unesco) para reduzir a taxa de analfabetismo para 6,7% até 2015.

Universidades privadas têm 76% dos alunos

A Pnad aponta ainda que o acesso ao ensino superior cresceu 4,3% entre 2006 e 2007, mas a rede privada ainda responde por 76% dessas matrículas.

Para Haddad, o maior acesso pode ser explicado em parte pelo Programa Universidade Para Todos (ProUni), que concede bolsas de estudo a alunos procedentes de escolas públicas em instituições particulares de ensino superior.

Ele disse ainda que o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), que prevê a criação em 2009 de 44 mil vagas em instituições públicas de ensino superior, irá diminuir essa discrepância entre a oferta da rede particular e a da pública.

(Agência Brasil)


Data: 19/09/2008