topo_cabecalho
296 milhões de euros para jovens pesquisadores

Conselho Europeu de Pesquisa lança chamada para pesquisadores de qualquer nacionalidade, com doutorado finalizado há até oito anos. Cada projeto poderá receber até 2 milhões de euros

O Conselho Europeu de Pesquisa (ERC, na sigla em inglês) lançou chamada de propostas para o programa Starting Grants - ERC, voltado para jovens pesquisadores de qualquer nacionalidade.

Podem se candidatar pesquisadores que tenham obtido doutorado há mais de três anos e menos de oito anos. O programa dispõe de uma dotação de cerca de 296 milhões de euros. Os candidatos selecionados poderão receber até 2 milhões de euros para realizar suas pesquisas durante cinco anos, no máximo, em um laboratório público ou privado da União Européia ou de um país associado.

A chamada divide-se em três seções, de acordo com as grandes áreas de pesquisa. As inscrições para a seção de Ciências físicas e engenharia poderão ser feitas até o dia 29 de outubro.

Para a área de Ciências humanas e sociais, as inscrições se encerram no dia 19 de novembro. Para Ciências da vida, vão até 10 de dezembro.

O critério fundamental de seleção será a excelência científica dos projetos. Os candidatos deverão ter forte potencial de liderança científica, com o objetivo de formar ou consolidar uma equipe de pesquisa independente em torno de projetos de risco na fronteira do conhecimento.

Os candidatos deverão também apresentar potencial de independência e maturidade científica. Espera-se, por exemplo, que eles já tenham produzido pelo menos uma publicação importante sem participação de seu orientador.

Mais informações: http://erc.europa.eu/.


(Agência Fapesp, 18/9)


Data: 19/09/2008