topo_cabecalho
Após pane, LHC pode ter 1ª colisão de partículas

As colisões iniciais ainda serão para calibrar a máquina para o grande evento a partir do mês que vem

Depois de uma pane em um dos seus transformadores que o deixou quase uma semana parado, o LHC (Grande Colisor de Hádrons) está pronto para fazer suas primeiras colisões experimentais de partículas no começo da semana que vem.

O sucesso do primeiro dia de funcionamento da máquina, na semana passada, havia dado esperanças ao Cern (Organização Européia de Pesquisa Nuclear), de realizar uma colisão entre feixes de prótons já nesta semana. O plano, no entanto, foi frustrado por um defeito em um transformador.

O aparelho, de 30 toneladas, era usado no fornecimento da energia que mantém o túnel de 27 km do acelerador de partículas à temperatura de -271C. Com mais calor do que isso, o LHC perde eficiência. Ontem, o Cern informou que o transformador já foi substituído e que o túnel foi novamente resfriado.

Agora, os cientistas devem voltar a disparar feixes de prótons dentro do anel, um de cada vez. O próximo passo, que segundo um pesquisador ligado ao projeto pode ser dado já neste fim de semana, é disparar feixes simultâneos em direções opostas e fazê-los colidir.

Segundo o jornal britânico "The Times", a energia dessas colisões será apenas 6% da energia máxima da máquina. No entanto, seus resultados ajudarão os físicos e engenheiros do Cern a calibrar o acelerador para as colisões mais energéticas, que devem acontecer a partir do mês que vem.

Essas trombadas entre prótons, registradas pelos detectores - câmeras fotográficas colossais- fornecerão os dados que o experimento busca, como a confirmação da existência do bóson de Higgs, partícula que daria massa a todas as outras.

 

(Folha de SP, 19/9)


Data: 19/09/2008