topo_cabecalho
Desmitificar a Física é objetivo de programação na UFCG

Exibição de vídeos e realização de debates acontecerão todas as sextas

 

Consideradas o “bicho-papão” das disciplinas, as ciências exatas são geralmente associadas a dificuldades de compreensão e a altos percentuais de repetência. “Culpa da exigência maior de raciocínio lógico nesta área”, dizem uns, enquanto outros responsabilizam a maneira como as matérias são lecionadas.

 

Visando modificar esta situação, tornando a Física “mais atraente e afetuosa” aos alunos, um grupo de professores da Unidade Acadêmica de Física da UFCG está organizando uma programação educativa intitulada Drops d’Aniz: 3 toques e uma “talk” mensais.

 

A ação consiste na exibição semanal de vídeos da coleção O Universo Mecânico e de conferências TED Talk, via internet, complementadas por comentários de professores e diálogos com alunos da instituição.

 

“Esperamos melhorar a formação técnica e didática dos alunos de Física da UFCG, com reflexos a médio e longo prazos no ensino de Ciências e de Física nas escolas de Ensino Básico da região”, explica o idealizador da programação, professor João Tertuliano.

 

“Pretendemos também ampliar a demanda pelo curso de Física da UFCG, hoje no patamar de 1,6 candidatos por vaga, e aumentar a relação entre os números de egressos e calouros, atualmente em torno dos 5 %”, diz.

 

As exibições acontecerão todas as sextas-feiras, a partir da próxima, dia 26, no bloco CY do campus Campina Grande, sempre às 14h, “impreterivelmente”.

 

O Universo Mecânico é uma série, em 52 episódios dublados, produzida em 1985 pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia e pela Intelligent Telecommunications, na qual são utilizadas dramatizações históricas e diversas animações.

 

As TED (Technology Entertainment Design) são conferências anuais realizadas na Califórnia, EUA, cujas palestras, disponibilizadas gratuitamente na internet, abrangem uma enorme variedade de temas, incluindo ciências, artes, design, política, cultura, negócios, tecnologia e entretenimento.

 

A lista de palestrantes inclui chefes de estado, ganhadores do prêmio Nobel e especialistas de renome internacional. O site disponibiliza mais de 250 palestras, com mais de 50 milhões de acessos já registrados.

 

Outras informações podem ser obtidas pelo fone (83)3310.1195.

 

(Kennyo Alex – Ascom/UFCG)


Data: 22/09/2008