Ministra Dilma Rousseff participa de reunião do Conselho Pleno da Andifes

Ela discutirá o programa de apoio à pós-graduação das Ifes e a participação das universidades no contexto de desenvolvimento do país

A reunião ordinária do Conselho Pleno da Andifes, que acontece nestas quarta e quinta-feira, dias 24 e 25, contará com a presença da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Ela participará da reunião na quinta-feira pela manhã (25), na sede da Andifes, em Brasília, onde serão discutidos o Programa de Apoio à Pós-graduação das Ifes (PAPG) e a participação das universidades no contexto de desenvolvimento do país.

No dia 24, quarta-feira, o Conselho Pleno se reúne a partir das 14h. Neste dia serão tratadas questões relacionadas aos hospitais universitários e o acordo de mútua cooperação e intercâmbio entre a Andifes e a Associação Brasileira das Editoras Universitárias para produção e difusão do livro universitário.

Além da presença da ministra Dilma, no dia 25, estarão na pauta da reunião a implantação do Reuni, que será debatida com a o secretário-executivo do MEC, Heirique Paim, e o secretário de Educação Superior (SESu), Ronaldo Mota. Nesse mesmo dia também haverá discussão sobre a Conferência Nacional de Educação, com o secretário-executivo adjunto do MEC, Francisco das Chagas Fernandes.

O Conselho Pleno é o órgão máximo da Andifes e as reuniões ordinárias acontecem mensalmente, nelas são tomadas decisões que objetivam a integração, valorização e defesa das Ifes.

Programa de Apoio à Pós-graduação

Em março deste ano, o PAPG foi apresentado ao presidente Lula, que achou a proposta interessante e deu orientação para que fosse feito contato com os atores envolvidos. O programa tem como meta consolidar e expandir programas de formação pós-graduada, contemplando a correção das diferenças regionais e das áreas de conhecimento. Procura também atender à demanda de pessoal qualificado para a implementação das políticas industrial e de desenvolvimento em C&T no país, como o Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal (PAC).

Participam do Grupo de Estudo do PAPG, integrantes do Ministério da Educação, Ministério da Ciência e Tecnologia, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Reuni

Com a implantação do Reuni, as universidades federais se tornam um segmento fortalecido para contribuir e dar sustentabilidade ao processo de crescimento que o Brasil tem experimentado nesses últimos anos. Além disso, as Ifes assumem o compromisso de contribuir para a melhoria da educação básica e profissional, na formação inicial e continuada de professores.

Hospitais Universitários

A Andifes tem trabalhado na elaboração de uma proposta preliminar, a ser apresentada ao Ministério da Educação, com o objetivo de solucionar os principais problemas que afetam o funcionamento dos Hospitais Universitários. O novo projeto deverá apresentar encaminhamentos a respeito do relacionamento entre os HU's e as Fundações de Apoio, bem como com o Tribunal de Contas da União (TCU).

Além das dificuldades financeiras enfrentadas, os 45 hospitais universitários apresentam deficiência de pessoal. A situação da maior rede pública de saúde é agravada principalmente pelas novas aposentadorias e pelo aumento de serviços e custos.

Acordo com a Associação Brasileira das Editoras Universitárias

A proposta de acordo entre a Andifes e a ABEU tem como objetivo definir políticas para a promoção da cultura e socialização do conhecimento, mediante a produção e difusão do livro universitário, intercâmbio de informações sobre o ensino superior, desenvolvimento de estudos e pesquisas, publicações científicas, conferências, seminários, mostras, exposições e outras atividades de interesse comum.

(Com informações da Assessoria de Comunicação da Andifes)

Data: 23/09/2008