MEC aprova criação de mais um Grupo PET na UFCG

Grupo PET Matemática será formado no próximo mês com quatro alunos

Acaba de ser aprovado pelo MEC,dentre os 30 novos grupos que serão implantados este ano pela Secretaria de Educação Superior (SESu), o Programa de Educação Tutorial (PET) da Unidade Acadêmica de Matemática e Estatística (UAME) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Com este, a universidade passa a contar com sete programas - Antropologia, Computação, Economia, Elétrica, Letras, Matemática e Pedagogia – todos coordenados pela Pró-Reitoria de Ensino.

“O objetivo é formar um pesquisador em Matemática com a consciência de que sua qualificação e atuação profissional devam ser pautadas pela cidadania e multiplicadas através de atividades de extensão”, explica o coordenador Marco Aurélio Soares Souto, destacando que o Grupo PET Matemática será formado no próximo mês com quatro alunos que, entre as atividades propostas, vão preparar e ministrar um curso de pré-cálculo durante o recesso que precede o semestre 2009.1.

Dentre outras atividades antecedentes à implantação do programa na unidade, o professor começará a elaborar o edital de seleção dos alunos tão logo retorne de Fortaleza-CE, onde participa de congresso. “Já no período 2009.2, serão disponibilizadas mais quatro vagas para ingresso”, afirmou.

Programa de Educação Tutorial (PET)

Iniciado em 1979, na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o PET foi transferido em 1999 para a SESu/MEC.  Com a concepção baseada nos moldes de grupos tutoriais de aprendizagem, cujo objetivo é formar globalmente o aluno – indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão - constitui-se de uma modalidade de investimento acadêmico em cursos de graduação com sérios compromissos epistemológicos, pedagógicos, éticos e sociais.

(Marinilson Braga – Ascom/UFCG)

Data: 24/09/2008